7 Raças de cães indicadas para quem tem alergia a cachorro

O ser humano sofre bastante no que se diz respeito a alergias, dados divulgados por pesquisas recentes comprovam que uma a cada três pessoas sofre de algum tipo de alergia. Nesta página, mostraremos 7 raças de cães que são indicadas para você que possui alergia a cachorro, mas, mesmo assim, tem o desejo de criar um cão.

Primeiro, vamos entender: Como o cachorro consegue causar alergia no ser humano?

mulher com alergia a cachorro

O principal vilão que causa a alergia a cães é o pelo do cachorro. Os sintomas deste tipo de alergia costumam ser semelhantes aos de qualquer outra alergia nasal. Eles incluem:

  • Tosse e chiado.
  • Olhos vermelhos e coçando.
  • Nariz escorrendo, coceira e entupimento.
  • Espirros.

Você pode se perguntar por que o pelo de cachorro tem tal efeito em você. Pessoas com alergia a pelo possuem um sistema imunológico supersensível. Seus corpos reagem exageradamente a substâncias inofensivas, como é o caso do pelo de cachorro, e acabam atacando como se o pelo fosse uma bactéria ou vírus. Os olhos lacrimejantes e os espirros são causados pela defesa natural do seu corpo na tentativa de destruir ou eliminar o pelo do organismo.

Para este caso a solução é simples: basta criar um cachorro que não possuí pelos. Aí você me pergunta: “Como assim um cachorro que não possuí pelos?” calma, eu vou lhe explicar.

Existem algumas raças de cães que em vez de pelos, possuem cabelo, assim como nós, seres humanos. Neste caso, o convívio com o animal não causaria nenhum problema ao alérgico.

Existem outras coisas que causam a alergia a cachorro?

Infelizmente sim. O pelo do animal é o principal fator, porém existem pessoas que além de serem alérgicas ao pelo do animal, também são alérgicas aos seguintes fatores:

  • Pequenos fragmentos de pele morta que se soltam do animal e acabam indo para o ar.
  • Saliva.
  • Urina.

Neste caso, as pessoas também podem apresentam reações na pele. Por exemplo, a pele pode ficar irritada onde o cachorro lamber. Outros com alergias mais graves podem desenvolver urticária no rosto ou no peito. Pessoas com asma e alergia a cães podem apresentar sintomas muito mais graves.

Portanto, as raças que serão apresentadas aqui abaixo só servem para as pessoas que possuem alergia apenas aos pelos, que é a alergia mais comum entre as pessoas.

Conheça as 7 raças de cães indicadas para alérgicos a cachorro:

#1 Maltês

filhote de maltês

O Maltês, também conhecido como Bichon maltês, é uma raça de pequeno porte que chega a pesar um pouco menos de 4 kg. Sua pelagem é composta por longos e retos pelos sedosos e brilhantes.

Apesar de parecer um pouco frágil, o Maltês é um cachorro bem resistente e adaptável. Ele está sempre alerta e é destemido, e tudo isso sem perder seu charme. O maltês adora fazer novos amigos, e não importa a idade ele se dá bem tanto com crianças quanto com idosos. Às vezes é um pouco teimoso, porém ele tem uma facilidade para ser adestrado.

#2 Poodle

Poodle marrom

O nosso grande conhecido Poodle, é considerada a segunda raça mais inteligente do mundo. Existem 3 tipos de Poodle, porém o mais famoso é o miniatura. Sua pelagem apresenta variadas cores e pode ser encaracolada, cacheada ou, ainda, encordoada.

#3 Kerry Blue Terrier

Kerry Blue Terrier

Originalmente usado como cão de caça, o Kerry Blue Terrie hoje é utilizado como cão de guarda e também como cão de companhia, sua pelagem é encaracolada e ele possui uma grande e charmosa barba.

#4 Cão de Água Português

Barack obama com Cão de água português

O Cão de Água Português, como o próprio nome já diz, é originário de Portugal. Ele era utilizado para auxiliar os pescadores, por ser um excelente nadador. O Cão de Água Português é muito obediente, possuí grande agilidade e adora fazer exercícios. 

#5 Cão d'água Irlandês 

Cão d'água Irlandês

O Cão d'água irlandês, assim como o Português é um nadador nato. Podendo chegar aos 30 kg, este cão possui muita energia e tem uma grande aptidão para caça. Ele é bastante inteligente, audacioso e leal.

#6 Bearded Collie

Bearded Collie - Collie Barbudo

O Bearded Collie é um excelente companheiro, obediente, ágil e inteligente. No passado, era utilizado para pastorear gado. Ele tem uma linda barbinha embaixo da boca e, por isso, ganhou o apelido de Collie Barbudo.

#7 Lhasa Apso

Lhasa Apso

É um cão de pequeno porte, tem uma aparência bem frágil, porém eles são bem astutos. E o mais incrível desta raça é que ela carrega uma certa aura mística, pois é considerado um animal sangrado em seu lugar de origem o Tibete.

Além destas, existem, pelo menos, outras 30 raças que apresentam esta mesma característica de possuir cabelo no lugar de pelo. Você pode pesquisar futuramente caso queira saber mais sobre estas raças.

Se gostou deste conteúdo, compartilhe esta página com seus amigos e deixe um comentário para a gente aqui embaixo!

Dicas

Atualizado em 04/10/2018

Escreva seu comentário


Está tendo problemas com seu cachorro?

Faz xixi e cocô por toda casa?

Come chinelo e outros objetos?

Late durante a noite toda?

Saiba agora como acabar de vez com estes problemas!

capa manual do criador de cães


O Gestor Animal é o lugar certo para solucionar todas as dúvidas sobre cães!

facebook gestor animal instagram gestor animal rss gestor animal