Esta é uma dúvida bem comum entre os criadores de cães. Será que seu cachorro pode comer tomate? Para descobrirmos isto é preciso primeiro analisar o alimento em questão. Acompanhe as informações importantes sobre o tomate:
Muitos donos de cachorro possuem plantações em seus quintais de algum tipo de tomate, o que deixa este alimento dentro do alcance do cachorro. Desta forma, é possível que o cão coma o tomate a vontade sem que o dono consiga perceber.
Os tomates são ricos em vitamina C, vitamina A, Vitamina E, beta-caroteno e Manganês. O que faz que este alimento seja bem proveitoso a nossa saúde. Porém nosso organismo é diferente do organismo canino.
A resposta é não. O porquê é muito simples, o tomate possuí uma substância que é tóxica para os cães, quando ingerida em grande quantidade pode causar um grande mal à saúde do cachorro.
Esta substância está mais concentrada nas folhas, no caule e no tomate verde. Já o tomate maduro possuí uma concentração bem menor desta toxina.
Caso seu cão coma um tomate maduro a chance dele passar mal é bem menor do que comê-lo verde, porém é melhor evitar que o cachorro consuma este alimento para preservar a saúde do animal.
Abaixo estão alguns sintomas que o cachorro pode apresentar caso tenha ingerido uma quantidade grande de tomate, seja o fruto maduro ou verde, suas folhas ou o caule:
Agora que você já sabe que deve evitar que seu cachorro coma este tipo de alimento, coloque seu conhecimento adquirido em prática e cuide melhor da saúde do seu cão.
Conhece alguém que também possuí esta dúvida? Compartilhe este artigo com ele e o ajude a se prevenir!
Deixe um comentário