Saiba como dar a quantidade ideal de ração ao seu cachorro

A quantidade ideal de ração que um cachorro deve comer, varia de acordo com algumas de suas características, como seu peso, idade e a quantidade de exercícios físicos praticados.

Muitos criadores de cães, principalmente os de primeira viagem, sempre ficam na dúvida de qual a quantidade exata de comida(ração) que ele deve servir ao seu cachorro. Por conta disso, acabam deixando a ração sempre disponível na vasilha para que o cão possa comer sempre que quiser, isto está completamente errado!

Consequências por deixar a vasilha de ração sempre cheia

cachorro com ração na vasilha o tempo todo

Quando fazemos isto, acabamos contribuindo com a desobediência canina, servir a ração na hora certa cria uma rotina para o cachorro e ele acaba aprendendo que tudo tem o seu momento certo, esse é o primeiro passo para se ter um cão disciplinado.

Outro problema, bem pior do que o anterior é a obesidade canina, o cachorro não sabe dosar a quantidade que ele deve comer e quase sempre acaba comendo demais. Cães obesos são muito propensos a desenvolver doenças como diabetes, problemas respiratórios, problemas cardiovasculares, dores nas articulações e rompimento de ligamento.

Você pode saber um pouco mais sobre obesidade canina neste artigo: Como saber se o seu cachorro está acima do peso

Como dosar a quantidade de ração para cães filhotes

filhote de cachorro comendo ração

Porções de ração por dia

Antes de tudo, precisamos ter em mente que os filhotes devem comer mais vezes do que os adultos. Os filhotes precisam comer de 3 a 4 vezes por dia por estarem em fase de desenvolvimento, conforme o cachorro cresce a quantidade de vezes que ele come durante o dia deve ser diminuída.

Quantidade de ração diária

A quantidade apresentada abaixo, representa apenas uma média da quantidade diária que um cachorro filhote deve consumir, você deve levar em consideração o nível de atividade física praticada pelo cachorro para dosar corretamente, acompanhe:

Cães com até 6 meses de idade

Peso do Cão Quantidade de Ração
2 a 4,5 kg  65 a 120 gramas
4,6 a 7 kg 120 a 160 gramas
7,1 a 12,5 kg 160 a 240 gramas
12,6 a 23 kg 240 a 380 gramas
23 a 30 kg 380 a 480 gramas

Cães de 6 meses até 1 ano de idade

Peso do Cão Quantidade de Ração
2 a 4,5 kg 55 a 95 gramas
4,6 a 7 kg 95 a 135 gramas
7,1 a 12,5 kg 135 a 205 gramas
12,6 a 23 kg 205 a 325 gramas
23 a 30 kg 325 a 400 gramas

Como dosar a quantidade de ração para cães adultos

cachorro adulto comendo ração

Porções de ração por dia

Como dito anteriormente, conforme os cães crescem o número de vezes que ele come deve ser reduzido. O cão adulto deve ser alimentado 2 vezes por dia, nada a mais e nada a menos.

Quantidade de ração diária

Os cães adultos são um pouco mais fácil para dosar sua quantidade ideal, você só precisa fazer uma simples conta de porcentagem. Cães acima de 1 ano de idade podem receber até 4% do seu peso como alimento diário, divido é claro, naquelas 2 porções citadas acima.

Ou seja, só para exemplificar, se o seu cachorro pesa 30 kg ele deve receber uma quantidade diária de 1,2 kg, divido em 2 refeições o que daria 600 gramas para cada refeição, porém este é o limite máximo que você deve dar, caso seu cachorro esteja acima do peso ou não pratique muitas atividades físicas, você deve diminuir estas porções.

Bom, agora que você já sabe como dosar a ração do seu cachorro, basta colocar em pratica e não errar mais. Compartilhe estas dicas com seus amigos, provavelmente eles possuem a mesma dúvida que você tinha.

Quer aprender como cuidar de um cachorro sem ter nenhuma dor de cabeça? Dá uma olhada nesta página: Como Cuidar de um Cachorro

Alimentação

Atualizado em 10/04/2018

Escreva seu comentário



O Gestor Animal é o lugar certo para solucionar todas as dúvidas sobre cães!

facebook gestor animal instagram gestor animal rss gestor animal