O que fazer quando eu saio de casa e meu cachorro fica triste/agitado?

É bem comum percebermos que toda vez que estamos saindo de nossos lares, nossos cães percebem pela nossa movimentação e ficam completamente agitados e começam a apresentar comportamentos irritantes.

Saiba como acabar com este comportamento de uma vez:

Comportamentos apresentados

O cachorro pode apresentar os mais diversos comportamentos quando percebe que seu dono irá sair, alguns na mesma hora e outros na hora em que ficam sozinhos, entre eles, os mais comuns são:

  • Seguir você por todos os cômodos da casa.
  • Tremer, latir, chorar, uivar.
  • Fazer as necessidades dentro de casa quando sozinho.
  • Arranha ou morder portas, pisos, paredes e móveis.

Isso tudo é causado por uma coisa chamada: "ansiedade de separação", que nada mais é que uma ansiedade desencadeada pela separação de dois indivíduos, isto não afeta apenas os cães, pois é uma característica bem comum no desenvolvimento infantil.

Para solucionar este problema falaremos aqui algumas dicas que o ajudarão a amenizar este comportamento.

Crie uma distração para seu cachorro

brinquedo quebra-cabeça para cachorro

O objetivo deste método é criar algum objeto que distrairá o cão durante o tempo que ele ficará sozinho em casa, fazendo assim que ele esqueça da sua partida.

Uma solução bem simples seria um brinquedo quebra-cabeça com comida dentro, este tipo de brinquedo pode ser comprado ou feito. Clique no link a seguir e aprenda de uma maneira bem simples como você mesmo pode fazer um: Como fazer um brinquedo quebra-cabeça para cachorro.

É importante que quando você chegar em casa, guarde o brinquedo, para que ele saiba que só tem acesso a ele nas horas que você sai, o que irá amenizar o medo de ficar sozinho.

Não deixe ele perceber a hora que você sairá

saindo de casa sem o cachorro perceber

Este método é bem simples, seu cão que é um excelente observador, ele guarda em sua mente quais os "rituais" que você faz antes de sair, por exemplo: pega a chave do carro ou a de casa, se arruma muito, fica muito tempo na frente do espelho, entre outras coisas.

Tudo que você tem a fazer é executar alguns desses "rituais" mesmo quando você não for sair, para que desta forma o cão não associe tal ação com aquele sentimento de ficar sozinho em casa.

Agora, você já sabe como evitar este tipo de comportamento. Aplique as dicas que aprendeu aqui e seu cachorro não fará isto novamente. Compartilhe esta página com seus amigos, eles adorarão saber estas dicas.

Quer aprender como cuidar de um cachorro sem ter nenhuma dor de cabeça? Dá uma olhada nesta página: Como Cuidar de um Cachorro

Comportamento

Atualizado há 1 mês

Escreva seu comentário



O Gestor Animal é o lugar certo para solucionar todas as dúvidas sobre cães!

facebook gestor animal instagram gestor animal rss gestor animal