Entenda agora o porque dos cachorros inclinarem a cabeça

Os cães fazem muitas coisas fofas, mas não existe nada mais adorável do que quando o cachorro inclina a cabeça. Às vezes, novos brinquedos e jogos podem fazer os cães inclinarem a cabeça. 

A maioria dos donos de cães podem dizer que a inclinação da cabeça significa que o cão está interessado ou experimentando algo diferente. Mas por que eles fazem isso?

Existem alguns motivos pelos quais seu cachorro pode estar dando aquela adorável inclinada. Agora vamos ver algumas explicações possíveis.

Empatia leva a inclinação da cabeça

bulldog francês inclinando a cabeça

Os especialistas dizem que a inclinação da cabeça tem muito a ver com a capacidade de empatia de um cão.

Os cães evoluíram para serem muito bons em compreender os humanos. Eles conseguem ler nossa linguagem corporal, gestos faciais e padrões de fala para sentir empatia por nós. Eles até identificam certas palavras e tons vocais e os associam a brincadeiras, caminhadas ou comida.

Quando eles inclinam a cabeça, é possível que estejam tentando filtrar o que estamos dizendo para escolher as partes familiares de nossa linguagem, sejam as emoções pelo seu tom, ou palavras literais. 

Eles realmente estão tentando ouvir com atenção algo que possa reconhecer.

Eles podem estar tentando te ouvir melhor

pastor-alemão inclinando a cabeça

Mesmo que os cães possam ouvir frequências que nós não podemos, eles não são tão bons quanto os humanos em descobrir de onde vêm os sons.

Alguns especialistas acreditam que quando um cão  inclina a cabeça, eles estão tentando ajustar as orelhas, ou orelhas externas, para detectar melhor de onde o som se origina.

Então, quando você está fazendo um barulho estranho, seu cachorro pode estar pensando: “Isso é estranho. É melhor eu descobrir se esse som está realmente vindo do meu humano.”

Eles podem estar tentando vê-lo melhor

filhote de cachorro inclinando a cabeça

A inclinação da cabeça também pode ser um resposta a pistas visuais, não apenas auditivas.

Um especialista, sugeriu que o focinho de um cachorro talvez possa tornar difícil ver a origem de um som. Inclinando a cabeça, os cães são mais capazes de ver nossos rostos e ler nossas expressões, o que também é muito bom.

Devo ficar preocupado se meu cachorro inclinar a cabeça?

cachorro inclinando a cabeça

Em alguns casos, há um motivo médico para a inclinação da cabeça. Se o seu cão inclinar a cabeça com frequência, isso pode indicar que ele se sente tonto e desequilibrado. Essa sensação de vertigem está associada a distúrbios do sistema vestibular. Composto por partes do cérebro e do ouvido, o sistema vestibular governa o senso de equilíbrio de um animal.

Este tipo de inclinação de cabeça é diferente de uma inclinação normal. Enquanto um animal saudável inclina a cabeça por um ou dos momentos, um cão com distúrbio vestibular tem “uma orelha perto do chão regularmente”.

Lesões de ouvido, doenças cerebrais, deficiência de tiamina ou mesmo antibióticos tóxicos no ouvido estão entre os muitos fatores que podem contribuir para os distúrbios vestibulares.

É necessário mais pesquisa

poodle inclinando a cabeça

Esse comportamento canino fascinante e comovente pode não ser tão simples quanto parece. A visão, a audição e o aprendizado podem estar todos envolvidos e trabalhando juntos, mais pesquisas precisam ser feitas para descobrir o que exatamente está acontecendo. Com que frequência isso acontece quando não vemos? Os cães fazem isso com outros cães?

Não importa por que os cães inclinem a cabeça, isso é uma maneira de os humanos e os cães se relacionarem. Afinal, também somos conhecidos por inclinar a cabeça.

Seu cachorro faz xixi e cocô em qualquer lugar?

Clique aqui e saiba como acabar com este problema!

CãesComportamentoCuriosidades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gestor Animal © 2022 - Todos os direitos reservados