Cachorro um símbolo de lealdade e proteção universal

Sabe-se que cães são por natureza seres protetores e fiéis aos seus donos. Por estar sempre ao seu lado ganhou o título de “Melhor amigo do homem”, isso se deve a herança cultural de diversos países onde o cão é um símbolo de proteção e até de boa sorte.

No Japão, desde muito tempo acredita-se que os cães possuem a habilidade de detectar demônios, chamados de Oni, que se disfarçam de pessoas e se infiltram em seus vilarejos.

Por isso, os antigos criaram um talismã chamado Hariko Inu, com o formato de um cachorro, simbolizando a presença de sorte, saúde e proteção. 

Talismã Hariko Inu

(Parece até um gatinho)

Geralmente estes talismãs são colocados em quartos de criança por seus pais, para que ela cresça com saúde e esteja sempre protegida.

Da mesma forma que o Japão a China também possuí um símbolo de proteção associado aos cães. Trata-se de duas estátuas praticamente idênticas chamadas de Cães de Fu.

Segundo os antigos elas são defensoras da lei e protetoras dos edifícios sagrados, sendo coladas nas entradas dos templos para afastar profanadores, demônios e outros espíritos malignos.

Hoje em dia ela é utilizado na entrada de residências, restaurantes e comércio em geral.

 Cães de Fu 

Existem diversas outras histórias e símbolos associados ao cachorro como um ser de proteção, porém se fossemos detalhar todas elas ficariamos horas aqui. Então, ficaremos apenas com essas duas, espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre a representação do cachorro em algumas culturas milenares que refletem hoje na imagem deste adorável ser.

Deixe aqui embaixo o seu comentário sobre estas culturas e a representação de lealdade associada ao cachorro nos dias atuais.

Seu cachorro faz xixi e cocô em qualquer lugar?

Nós podemos lhe ajudar! Clique aqui e saiba como

CãesCuriosidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Quando desejamos ter um animal de estimação, há muitas opções para escolher. Muitos animais de estimação pequenos, fofinho e peludos. Eles costumam ser mais fáceis de cuidar, acessíveis.

Leia mais

Então, você quer ser um passeador de cães? Quer trabalhar com cachorros? Que tal um trabalho que é ótimo para seu condicionamento físico e saúde mental?

Leia mais

Não é muito difícil identificar a raça de gato mais inteligente. Pois, eles geralmente têm bastante energia, junto com uma tendência travessa. A maioria é curiosa, altamente sintonizada com suas atividades domésticas e gosta do desafio de aprender truques e jogos interativos.

Leia mais

Existem dois tipos de apaixonados por cães: o amante de cachorro e o pai ou mãe de cachorro. Descubra qual destes 2 você é!

Leia mais

Você já presenteou seu cão com um osso de mastigar, e viu ele enterra-lo no quintal? Entenda agora o porquê deste comportamento!

Leia mais

O ser humano é apaixonado por cães. Conheça agora as 10 raças de cães mais populares do mundo.

Leia mais

Gestor Animal © 2020 - Todos os direitos reservados