Como cessar latidos excessivos - A Solução Definitiva

Latidos excessivos, acabam trazendo muitos problemas aos donos de cães. O relacionamento com os vizinhos se torna desagradável, as noites de sono são frustradas, fazendo a pessoa chegar indisposta em seus compromissos matinais(Trabalho/Estudo) e em alguns casos esse problema pode atacar diretamente o seu bolso.

Pessoas que moram em apartamentos ou condomínios, acabam sofrendo até um pouco mais com esta situação, existem casos em que a pessoas são obrigadas a pagar multa pelo incômodo que os latidos causam aos vizinhos.

Por que os cães latem?

cachorro latindo muito

A maioria dos animais emitem algum tipo de som para se comunicar, assim como nós seres humanos usamos nossa voz, os cães latem.

Sendo mais especifico, os cachorros latem para expressar suas vontades e sentimentos, portanto, ele pode latir para “falar” com outro cão, para avisar que detectou a presença de alguém na porta, para dizer que quer brincar, entre outras coisas.

Motivos para latido em excesso

cachorro sozinho

Bom, já sabemos que os cães latem para se expressar, agora é preciso identificar o que o cachorro está querendo dizer com tantos latidos.

Veja os principais motivos:

  • Ficar Sozinho Por Muito Tempo - Alguns cães apresentam este comportamento quando são deixados sozinho por muito tempo, isto faz o cachorro ficar ansioso para ver o dono e estressado por não ter companhia ou o que fazer.

  • Proteção Territorial - Cães que ficam presos por muito tempo, mesmo que seja no quintal e conseguem ver/ouvir um fluxo de movimento(Pessoas/Outros Animais) próximo ao local, acabam latindo para estes “estranhos” por medo de que invadam seu território.

  • Tédio – Algumas raças de cães são bem mais ativas do que outras, por isso, caso você não esteja fornecendo a quantidade necessária de exercícios/brincadeiras ao seu cachorro, ele pode latir exaustivamente por ficar entediado.

  • Fome/Frio – Este é o motivo mais simples que não deve ser ignorado, pois o cão pode estar latindo para dizer que está sentindo fome, sede, frio ou dor. Neste caso, você deve examinar bem o cachorro, seu ambiente e ver se as vasilhas estão cheias.

Soluções para latido em excesso

brincar com cachorro

  1. Quando for sair ou voltar para casa, não estimule o comportamento eufórico do cão, faça com que seja uma coisa tranquila e natural. Ao chegar, espere até que ele se acalme e só depois o dê atenção.

  2. No caso dos cães que latem por ver pessoas ou animais desconhecidos, a solução é fazer com que o cachorro não veja/ouça mais essas cenas que o fazem latir. Por exemplo: Se ele costuma ver pessoas por cima do muro, tente colocar uma placa de madeira, de uma forma que dificulte sua visão da rua, ou o mova para um local mais tranquilo da casa.

  3. Exercite, faça passeios e brinque mais com seu cachorro, desta forma, você conseguirá suprir esta necessidade dele, além de diminuir o estresse e drenar bastante energia, o que impedirá ele de ficar acordado para latir durante a madrugada.

  4. Outra coisa super importante é não recompensá-lo quando ele estiver latindo muito, não faça carinho, não dê petisco, nem o elogie. Seja firme! E o repreenda para que ele saiba que você não gosta daquele comportamento.

Agora que você sabe as possíveis causas dos latidos excessivos e as soluções, basta começar a praticá-las com seus queridos cães. Com o tempo, você verá os resultados positivos, desta forma, todos ficam felizes, tanto você, quanto seus vizinhos e é claro o seu amado cãozinho.

Se você gostou deste artigo e quer saber um pouco mais sobre comportamento canino, navegue pela categoria: Comportamento que está logo abaixo:

Quer aprender como cuidar de um cachorro sem ter nenhuma dor de cabeça? Clique aqui e descubra!

Comportamento

Atualizado em 10/04/2018

Escreva seu comentário



O Gestor Animal é o lugar certo para solucionar todas as dúvidas sobre cães!

facebook gestor animal instagram gestor animal rss gestor animal