Como cuidar de um gato?

Recentemente, você adotou/comprou um gatinho? Parabéns! Sabemos que você ficará feliz em ter ser novo amigo felino em sua casa.

Iremos agora dar dicas úteis para novos pais de gatos, sobre como cuidar de gatos e para aqueles que desejam aprimorar suas habilidades de cuidados com animais de estimação.

Alimentação

undefined

Recomendamos a compra de comida de marca para gatinhos ou de alta qualidade. O seu veterinário poderá avaliar seu novo gatinho e determinar a melhor dieta. Fatos como idade, nível de atividade e saúde fazem diferença no que e quanto um gato deve comer.

Os gatos precisam de taurina, um aminoácido essencial, para a saúde do coração e dos olhos. A comida que você escolher deve ser balanceada para a fase de vida do seu gato ou gatinho. Alimentos adequadamente equilibrados contêm taurina.

Você precisará fornecer água fresca e limpa em todos os momentos, lavar e abastecer as tigelas de água do seu gato diariamente.

As guloseimas não devem ser mais do que 5-10% da dieta.

Leve seu animal ao veterinário se os sinais de anorexia como diarreia, vômito ou letargia persistirem por mais de dois dias.

Higiene

undefined

A maioria dos gatos ficam relativamentes limpos e raramente precisam de um banho, mas você deve escovar ou pentear seu gato regularmente. A escovação frequente ajuda a manter o pelo do seu gato limpo, reduzindo a queda de cabelos e diminui a incidência de bolas de pelo.

Manuseio

Para pegar seu gato, coloque uma das mãos atrás das patas dianteiras e a outra sob os posteriores. Levante suavemente. Nunca pegue um gato pela nuca ou pelas patas dianteiras.

Habitação

undefined

Seu animal de estimação deve ter seu próprio local limpo a seco em sua casa para dormir e descansar. Forre a cama do seu gato com um cobertor ou toalha macia e quente. Garantia de lavar a roupa de cama com frequência. Mantenha seu gato dentro de casa. Os gatos que vivem ao ar livre não vivem tanto quanto os que vivem dentro de casa. Eles correm o risco de traumas causados por carros ou por brigas com outros gatos e cães soltos. 

Caixa de areia

undefined

Todos os gatos precisam de uma caixa sanitária, que deve ser colocada em um local silencioso e acessível. Em um casa de andares, uma caixa por andar é recomendada. Evite mover a caixa, a menos que seja absolutamente necessário, mas caso seja necessário mova a caixa apenas alguns centímetros por dia. Lembre-se que os gatos não usam uma caixa de areia suja e fedorenta, portanto, retire os resíduos sólidos da caixa pelo menos uma vez por dia. Jogue tudo fora, lave com detergente neutro e reabasteça pelo menos um vez por semana; você pode fazer isso com menos frequência se estiver usando areia coletiva. Não use amônia, desodorantes ou aromas, especialmente limão, ao limpar a caixa de areia. Se o seu gato não usar a caixa de areia, consulte seu veterinário. Às vezes, a recusa em usar a caixa de areia é baseada em uma condição médica que exija tratamento.

Saúde

Seu gato deve ver o veterinário pelo menos uma vez por ano para um exame e injeções anuais, e imediatamente se ele estiver doente ou ferido.

Remédios

Nunca dê ao seu gato medicamentos que não tenham sido prescritos por um veterinário.

Castração

As gatas devem ser castradas e os machos castrados até os cinco meses de idade.

Vacinação

Seu veterinário fará recomendações com base na idade e saúde do seu gato.

Seu cachorro faz xixi e cocô em qualquer lugar?

Nós podemos lhe ajudar! Clique aqui e saiba como

DicasGatos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Memorável por sua pelagem sem pelos, o gato Sphynx é doce, bobo e um companheiro encantador. Saiba tudo sobre esta raça!

Leia mais

Veja 10 fotos que mostram diferentes espécies de animais “praticando” o distanciamento social. Confira agora!

Leia mais

O gato Bengal se apega demais aos seus donos sendo um amigo fiel com personalidade dócil. Saiba tudo sobre esta raça!

Leia mais

As vezes não percebemos as coisas que fazemos que não agradam nossos cães, pelo simples fato dele não reclamar. Clique e saiba mais!

Leia mais

As marcações de animais são formadas aleatoriamente às vezes elas formam formas que podemos reconhecer.

Leia mais

Pulgas e carrapatos são um perigo real aos cães, e a seus donos. Aprenda agora como acabar de vez com este problema!

Leia mais

Gestor Animal © 2021 - Todos os direitos reservados