Conheça a incrível raposa brasileira

Você já ouviu falar da Raposa Brasileira? Este canino é nativo do Brasil e, mais popular na região do Cerrado.

Veterinários e biólogos têm observado, estudado e monitorado esta espécie desde a proteção animal e proteção de nossa fauna para melhor compreender seus hábitos, comportamentos e riscos de sobrevivência.

Considera-se a raposa um dos menores cães selvagens do país. Além disso, são conhecidos como jaguatiricas e cães de dentes pequenos. Eles não têm mais de 60 cm de comprimento (fora sua cauda) e peso médio entre 2,7 e 4 kg. Aliás, são animais solitários que vemos mais à noite do que durante o dia. Embora veja, ouça e tenha um bom olfato, está sempre alerta e atento a tudo ao seu redor. Portanto, isso é bastante arredia.

Fisicamente, parece muito com um cachorrinho ou graxaim (mais limitado ao sul do Brasil). Tem nariz curto e dentes pequenos. Na cor, a parte superior do corpo é cinza, o abdômen é marrom e a parte externa das orelhas e solas dos pés são vermelhas.

Habitat

raposa brasileira

Ela vive naturalmente nos campos e pradarias do Centro-Oeste, como:

  • Goiás, onde é comum
  • Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
  • Na região sudeste, como Minas Gerais e em São Paulo, a raposa foi extremamente caçada
  • No Norte e Nordeste, em partes de Tocantins, Bahia, e em pequena área entre Piauí, Ceará e Paraíba.

Vale ressaltar que embora a Raposa-do-Mato (Raposa Brasileira) seja mais comumente nas regiões centro e sul do Cerrado, a distribuição desta espécie se expandiu bastante para as regiões norte e nordeste do Brasil.

Alimentação

raposa-do-campo

Carnívoros, geralmente comem insetos (os cupins representam 45%, seguidos pelos besouros). A dieta inclui frutas. Além disso, às vezes, comem pequenos roedores, aranhas, lagartas e cobras.

Reprodução

O período de gravidez é de 2 meses. Normalmente, esse processo se realiza em ninhos de tatu abandonados ou em tocas de cupins. O número de filhotes varia entre 2 a 4. Ademais, as fêmeas fazem o possível para defender seus filhotes da ameaça de qualquer animal. Se necessário, a raposa pode trocar de toca e transferir os filhotes um por um, carregando-os delicadamente na boca.

Conheça mais sobre o cachorro leão, clicando aqui.

Seu cachorro faz xixi e cocô em qualquer lugar?

Nós podemos lhe ajudar! Clique aqui e saiba como

ComportamentoOutros Animais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

A funkeira, Jojo Toddynho deu bronca em cavalo.

Leia mais

De fato, gatos e pássaros andam juntos. Além disso, quando se trata de um pequeno gatinho subindo com suas garras na casa de alguma árvore, ou um gigante flutuando de galho em galho no topo delas.

Leia mais

Os animais nunca param de encontrar novas maneiras de nos fazer rir. Felizmente, nós conseguimos tirar fotos regularmente. Confira!

Leia mais

É bastante comum cães que os possuam um apreço maior uma pessoa da família. Descubra como os cães escolhem sua pessoa favorita!

Leia mais

Os hábitos de sono de um gato podem facilmente confundir qualquer pessoa menos familiarizada com o estilo de vida felino. Na maior parte do dia, um gato agirá como um idoso aposentado em um feriado bem merecido.

Leia mais

As marcações de animais são formadas aleatoriamente às vezes elas formam formas que podemos reconhecer.

Leia mais

Gestor Animal © 2021 - Todos os direitos reservados