Conheça agora tudo sobre a raça Shih Tzu

Alegre e feliz, o shih tzu tende a sempre querer uma grande quantidade de atenção pessoal.

Como na maioria das raças Toy, o Shih Tzu envelhece rapidamente, atingindo o tamanho adulto com cerca de 10 meses.

Este cãozinho costuma ser mais longo do que alto, tendo um corpo robusto. Seu focinho é bem curto, a cabeça é arredondada, com os olhos bastante marcantes.

O Shih Tzu é coberto com cabelos longos e lisos. Esta pelagem dupla, requer uma boa quantidade de cuidado.

Geralmente, esta raça tende a ser um cachorro resistente, vivendo até os 14 ou 15 anos de idade.

História

undefined

Pouco se sabe sobre a origem do Shih Tzu, mas os testes genéticos nos dizem que ele é uma das raças mais antigas que existem. Sabe-se que ele se originou no Tibete, criados pelos lamas tibetanos, como se fossem uma pequena réplica do leão, que está associado a mitologia budista. 

Os lamas apresentaram os cães como uma homenagem para os governantes chineses, e foi na corte chinesa que ganharam o nome de Shih Tzu, que tem como significado “pequeno leão” ou “cachorro leão”.

Personalidade

undefined

Os Shih Tzu são conhecidos por seu temperamento alegre e feliz. Eles são amigáveis e animados. Eles tendem a se dar bem com pessoas de todas as idades, com outros cães, e com outros animais de estimação de espécies diferentes. Dificilmente encontrará um shih tzu rude, pois a maioria é muito doce.

Eles gostam muito de estar com as pessoas, seja no seu colo ou fazendo uma caminhada pelo parque.

Convivência

undefined

Os Shih Tzus são fáceis de criar, rapidamente se tornam obesos caso recebam muitos deleites. Não é necessário caminhar vários quilômetros todos os dias, mas gostam de caminhadas e devem ser mantidos em forma. Eles costumam ser obedientes e bastante ágeis. É necessário ter um certo cuidado ao exercitar um shih-tzu com o clima quente, pois a raça é propensa a insolação.

Esses cães precisam de banhos semanais com cuidados essenciais em sua pelagem, para ajudar a manter a limpeza diária, impedindo, que objetos estranhos prendam em sua pelagem.

O Shih-tzu tende a exigir uma grande quantidade de atenção pessoal todos os dias. Eles gostam de treinar e aprender novos truques, para se tornar centro das atenções. Apesar dele se dar bem com todas as idades, é recomendável ele ser socializado com uma criança desde cedo.

Não conte com esta raça para proteger a casa, ele daria boas-vindas de “patas abertas” para um ladrão.

Aparência

undefined

O casaco longo e sedoso do Shih Tzu é lindo e está disponível nas seguintes cores: preto, preto e branco, cinza e branco ou vermelho e branco. Uma ponta branca na cauda, e uma labareda branca na testa são altamente valorizadas.

Machos e fêmeas costumam ter entre 15 a 30cm de altura, pesando entre 15 e 30 quilos.

Saúde

undefined

O Shih Tzu sofre com a maioria dos problemas de saúde comuns em cachorros pequenos, e tem alguns problemas de saúde específicos, porém no geral, é uma raça bastante saudável. Os Shih-Tzus têm uma boca pequena, por este motivo seus dentes estão frequentemente desalinhados ou ausentes. Eles também são propensos a doenças periodontais e requerem cuidados dentários veterinários regulares.

Está raça também pode sofrer alguns problemas de alergia.

Agora que você sabe tudo sobre raça Shih Tzu, conhece algum amigo que seja apaixonado por cães, compartilhe este artigo com ele, imagine o quão incrível ele achará esta raça.

Aproveita e deixa um comentário para a gente aqui embaixo falando o que você acha desta raça e se você tem vontade de ter um.

Seu cachorro faz xixi e cocô em qualquer lugar?

Nós podemos lhe ajudar! Clique aqui e saiba como

CãesRaças de CãesShih Tzu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Por trás da figura intrigante da pedra do Cão Sentado, existe uma lenda que os moradores contam sobre sua formação.

Leia mais

Veja 10 fotos que mostram diferentes espécies de animais “praticando” o distanciamento social. Confira agora!

Leia mais

Um adorável gato americano de pelo curto recentemente se infiltrou em uma gangue de três Shiba Inus.

Leia mais

É bem comum quando estamos saindo de casa, nossos cães ficarem completamente agitados ou triste. Saiba agora como prevenir isto!

Leia mais

Veja agora 5 maneiras que os cães utilizam para descobrir a gravidez em seres humanos

Leia mais

A quantidade ideal de ração que um cachorro deve comer, varia de acordo com algumas características. Descubra agora quais são!

Leia mais

Gestor Animal © 2020 - Todos os direitos reservados