Cão-lobo-checoslovaco: Conheça agora tudo sobre a raça

É normal confundir um cão-lobo-checoslovaco com um lobo de verdade. Afinal, são animais muito parecidos e há uma razão para isso. Saiba as diferenças, características e outros aspectos dessa incrível e bela raça!

face de um cão-lobo-checoslovaco
Foto: dogbreedatlas.com

Antes de tudo, é importante ressaltar que aqui abordaremos uma raça de cães que parecem lobos. Dessa forma, caso queira saber de mais animais com essas características, temos uma matéria que aborda mais detalhes e mais tipos de cães dentro desse aspecto. Clique aqui e tenha acesso!

História e origem

Como seu próprio nome já antecipa, essa raça é proveniente da antiga Checoslováquia. Surgiu na década de 50, a partir de um experimento em que se buscava um animal com características de lobo mas que ao mesmo tempo tivesse as qualidades de um cachorro.

A partir disso, houve o cruzamento de um pastor-alemão com uma loba da cordilheira dos Cárpatos. Resultando assim no cão-lobo-checoslovaco, tornando a experiência da época bem sucedida.

Características

Essa raça possui muitas caracteríticas de seus antepassados, podendo ser extremamente dóceis, carinhosos e companheiros com suas famílias. Mas, ao mesmo tempo, podem vir a ser desconfiados e até mesmo agressivos com desconhecidos que adentrem a seu espaço e território. Contudo, nada que um bom adestramento não possa resolver essa questão.

Além disso, outra questão importante é sobre o espaço para essa raça. O cão-lobo-checoslovaco não é muito recomendado ser adotado por famílias que residem em apartamentos, visto que, esses animais precisam de muito espaço para realizar exercícios e correrem livremente, pois possuem muita energia para gastar. Assim, com quem mora em fazendas, campos ou casas com quintais grandes, ele se dará muito bem.

Vale ressaltar também que essa raça possui uma saúde considerada muito boa. Entretanto, é necessário que seus tutores os levem de vez em quando ao veterinário para um check up afim de conferir se de fato está tudo certo.

A altura de um cão-lobo-checoslovado é em média 60 cm, com expectativa de vida atualmente nos 16 anos. Bem como, em condições normais, seu peso varia entre os 25 kg.

Cores do cão-lobo-checoslovaco

Primeiramente, é importante ressaltar que a pelagem dessa raça tem característica reta, grossa e semi-longa e vai variando conforme as estações do ano. Ademais, eles não possuem uma grande variedade de cores, que podem chegar a ser:

Cinzento

cão-lobo-checoslovaco cinzento em pé
Foto: greyfarer.com

Considerada a cor mais clássica da raça, ela pode variar com tons brancos e também detalhes pretos que trazem um encanto e beleza inconfundível a esses cães!

Cinza-prata

cão-lobo-checoslovaco cinza-prata em pé farejando uma planta
Foto: staticflickr.com

Outra combinação de cores que realça ainda mais a beleza desses exemplares e esse cinza-prata, podendo vir a ter detalhes brancos e pretos que trazem um charme a mais!

Amarelo-prata

cão-lobo-checoslovaco amarelo-cinza
Foto: akc.org

Por fim, essa combinação de cores que está entre as mais belas do mundo canino! Segue o padrão de detalhes pretos e brancos. Contudo, vem acompanhado de um amarelo meio dourado que é sem dúvidas um dos tons de pelagens mais lindos e únicos!

Outras informações sobre o cão-lobo-checoslovaco

Sendo um cão híbrido, essa raça não é aconselhada para tutores inexperientes, pois precisam de um alguém firme e experiente, que seja capaz de adestrar o cão desde filhote.

Portanto, em resumo, um cão-lobo-checoslovaco costuma ser dominante, de personalidade forte, desconfiado com estranhos e com forte tendência para a caça também. Sendo muito fieis a seus tutores e ativos para exercícios e brincadeiras.

Preço

O preço de um filhote de cão-lobo-checoslovaco pode variar entre R$ 6.000,00 e R$ 10.000,00. Fatores como sexo, linhagem e local de nascimento influenciam no valor.

Seu cachorro faz xixi e cocô em qualquer lugar?

Clique aqui e saiba como acabar com este problema!

CãesCão-Lobo-ChecoslovacoRaças de Cães

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gestor Animal © 2022 - Todos os direitos reservados