Schnauzer Standard: Preço, cores e características

Extremamente inteligentes, corajosos e amorosos, assim são conhecidos os cães da raça Schnauzer Standard, que é tido como o precursor da raça. Fique por dentro de tudo a cerca desses maravilhosos bichos!

schnauzer standard preto em pé no gramado
akc.org

Antes de tudo, é bom ressaltar que aqui abordaremos apenas cães da raça Schnauzer Standard. Dessa forma, caso queira saber mais sobre o miniatura, clique aqui. Ou então, se está procurando todas as informações sobre o tipo gigante, clique aqui.

História e origem do Schnauzer Standard

Os cães Schnauzer são oriundos da Alemanha, sendo o Standard considerado o cão “original” deles, pois foi a partir dele que surgiram o miniatura e o gigante. Assim, a teoria mais aceita é que essa raça surgiu a partir do cruzamento entre cães pinschers, resultando num tipo de “pelo duro”, como ficou conhecido na época.

Após a Primeira Guerra Mundial, o Schnauzer Standard se popularizou pelo mundo, principalmente nos Estados Unidos. Contudo, depois da Segunda Guerra Mundial, acabou perdendo espaço para o tipo miniatura. Entretanto, eles ainda fazem sucesso nos lares e na vida de pessoas mundo afora.

Características e cuidados

Muito usado como cão de guarda, o Schnauzer é considerado 10 vezes mais inteligente que os tipos miniatura e gigante. Bem como, essa esperteza é seu maior atributo e também pode ser um problema, principalmente durante os adestramentos, onde o animal pode não querer obedecer muito aos comandos por achar que pode fazer determinadas situações de maneiras diferentes que as ordens de seu tutor. Sendo assim, é preciso muita paciência, firmeza e repetições para lidar com esses cães.

Os machos podem atingir de 46 a 50cm e as fêmeas de 44 a 47cm. De peso, em condições normais, cerca de 14 a 20kg. Dessa forma, eles são considerados da categoria de porte médio.

O Schnauzer Standard é um animal que precisa muito se exercitar e ter muito espaço. Portanto, caso eles fiquem trancados dentro de casa e sem poderem realizar atividades ao ar livre, pode resultar em alguns problemas, pois ele mesmo pode querer, da forma dele, sair do tédio e brincar.

A pelagem destes animais é muito característica nos três tipos, com uma tosa bem específica valorizando sua barba, sobrancelhas e deixando em evidências seus músculos inferiores, principalmente das patas. Bem como, cuidar dos pelos desses cães são essenciais para sua saúde. Ações como escovação e banhos regulares ajudam bastante, mas o principal é a cerca da tosa.

Cores do Schnauzer Standard

Como falamos sobre os pelos, eles podem ser bem específicos para a raça, tidos como “pelo duro”. Contudo, não há uma grande variedade de cores, sendo apenas duas delas consideradas oficiais e regulares. Vamos à elas:

Sal e pimenta

schnauzer standard sal e pimenta em pé no gramado
Foto: dog-learn.com

Uma combinação de cores muito marcante e característica da raça. Trata-se de um tom cinza mesclado com branco e ao mesmo tempo pode ter alguns detalhes mais escuros. Dando um aspecto especial como nunca visto em nenhuma outra raça

Preto

schnauzer standard preto
Foto: 101dogbreeds.com

Schnauzer Standard preto tem um tom muito forte e brilhoso. Bem como, eles possuem uma cor rica e verdadeira, sem nenhum desbotado ou mistura com outras cores.

Outras informações sobre o Schnauzer Standard

No resto do mundo, é muito comum realizar procedimentos cirúrgicos para apontar pra cima a orelha dos cães dessa raça. Do mesmo modo, é realizado outro processo afim de cortar o rabo. Contudo, vale lembrar que no Brasil essa ação é proibida por lei para motivos puramente estéticos.

schnauzer standard cinza da orelha pontuda em pé
Foto: akc.org

Preço

O preço de um filhote desta raça pode variar entre R$ 1.000,00 e R$ 3.000,00. Fatores como sexo, linhagem e local de nascimento influenciam no valor.

Seu cachorro faz xixi e cocô em qualquer lugar?

Clique aqui e saiba como acabar com este problema!

CãesRaças de CãesSchnauzer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gestor Animal © 2022 - Todos os direitos reservados