Schnauzer Miniatura: Preço, cores e características

Um cão fofo, leal e cada vez mais querido e desejado por famílias do mundo inteiro, assim são conhecidos os cães da raça Schnauzer Miniatura. Saiba mais aqui sobre esses incríveis animais, bem como suas curiosidades, cuidados e características.

cão Schnauzer miniatura no bosque
Foto: besthqwallpapers.com

Antes de tudo, destacamos que aqui abordaremos tudo sobre a raça Schnauzer Miniatura. Portanto, caso queira saber mais sobre os outros tipos, clique aqui e fique por dentro de tudo envolvendo os cães Schnauzer Standard. Ou então, clique aqui e saiba mais sobre o Schnauzer gigante!

Histórias e características do Schnauzer Miniatura

A certeza que podemos ter sobre a origem destes cães é que eles são alemães. Contudo, existem algumas teorias que explicam seu surgimento, sendo duas delas as mais aceitas. A primeira dá conta de que o Schnauzer Miniatura surgiu a partir dos cruzamentos entre cães Schnauzer Standard e os da raça Affenpinscher. Outra teria muito bem aceita é a de que o miniatura chegou às suas características de hoje em dia graças ao envolvimento do pinscher nos cruzamentos da raça.

Todavia, outra coisa que podemos afirmar é que esse cão quando surgiu, durante o século XV, teve vital importância no controle de roedores. Conhecidos como “rateiros”, eles eram importantes nas caças, podendo entrar em espaços pequenos afim de capturar os ratos.

Características e cuidados

Fisicamente, o Schnauzer Miniatura pode medir cerca de 36cm. Bem como, seu peso, em condições normais, gira em torno de 8kg. Por falar nisso, destacamos um cuidado importante com a saúde desse animal, pois tendem a desenvolver facilmente sobrepeso devido ao hipotireoidismo. Portanto, fique sempre atento a essa questão do peso e leve seu animal para consultas regulares ao veterinário.

Uma das características mais marcantes desta raça sem dúvida é a tosa muito específica deles: Curta e uniforme, ressalvando sua densa barba e sobrancelhas grossas. No corpo, costuma-se usar um corte com lâmina baixa, afim de destacar seu porte e músculos, principalmente os das patas.

Ressalta-se também a atenção que deve haver para com a pelagem destes animais, pois sua barba e demais partes precisam de escovações regulares devido a facilidade de surgimento de nós. Além disso, esse cuidado ajuda na remoção de pelos mortos.

Cores do Schnauzer Miniatura

Falando na pelagem destes cães, ela não costuma apresentar uma variedade grande de cores, pois são animais com características muito particulares e únicas. Entretanto, dentro das que existem, há uma grande bonita combinação de cores que realçam ainda mais a beleza desta raça. Vamos à elas!

Sal e pimenta

cão Schnauzer miniatura cor sal e pimenta em pé no gramado
Foto: dog-learn.com

Considerada a cor mais comum entre os exemplares desta raça, ela segue um tom cinza com branco. As vezes também há impressão de uma cor preta, devido ao cinza muito escuro. Contudo, a explicação para isso é porque as cores tendem a ir variando na sua intensidade conforme o comprimento do cão.

Branco

cão Schnauzer miniatura cor branco sentado
Foto: fineartamerica.com

Outra cor predominante na raça Schnauzer Miniatura é o branco. Aliado à fofura sem igual desses bichos, eles ficam parecidos com floquinhos de neve!

Prata

cão Schnauzer miniatura cor prata correndo
Foto: barkpost.com

Nos cães desse tipo de cor, podemos notar um meio termo entre o branco ou cinza, resultando nesse belo tom que traz um chame a mais para essa raça.

Preto e prata

cão schnauzer miniatura cores preto e prata deitado no gramado
Foto: istockphoto.com

Por fim, temos outra combinação de cores que é muito comum entre os cães da raça Schnauzer Miniatura. O preto é bem predominante aqui, mas o prata pode surgir nas patas e principalmente na barba do animal.

Outras informações sobre o Schnauzer Miniatura

Diferente de outras raças de cães pequenos, o Schnauzer Miniatura possui uma vantagem em relação ao outros: não possui deficiências atreladas ao nanismo. Dessa forma, costumam ser bastante resistentes e ativos, assim, são ideais para realizarem atividades físicas sempre que possível.

Aliás, esse último aspecto é uma questão importante, pois esses cães necessitam de tutores com boa energia também para poderem acompanhar o ritmo frenético e cheio de disposição desses pequenos.

Vale lembrar que é comum no resto do mundo a realização de procedimentos cirúrgicos nas orelhas dos cães Schnauzer Miniatura para que elas fiquem apontadas para cima. Contudo, no Brasil essa prática é proibida para fins puramente estéticos.

cão Schnauzer miniatura com a orelha pra cima em pé no gramado
Foto: akc.org

Preço

O preço de um filhote desta raça pode variar entre R$ 1.000,00 e R$ 3.000,00. Fatores como sexo, linhagem e local de nascimento influenciam no valor.

Seu cachorro faz xixi e cocô em qualquer lugar?

Clique aqui e saiba como acabar com este problema!

CãesRaças de CãesSchnauzer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gestor Animal © 2022 - Todos os direitos reservados