Schnauzer Gigante: Preço, cores e características

Um gigante trabalhador, enérgico, inteligente e muito fiel, esse e outros adjetivos semelhantes descrevem muito bem os cães da raça Schnauzer Gigante. Saiba tudo a cerca desse majestoso animal, bem como seus costumes, cuidados e características.

Schnauzer Gigante preto deitado no gramado
Foto: depositphotos.com

Antes de tudo, é importante frisar que aqui abordaremos apenas a raça Schnauzer Gigante. Portanto, para mais informações sobre o tipo miniatura, clique aqui. Ou então, caso esteja procurando pelo Schnauzer Standard, clique aqui e confira também um artigo nosso falando tudo sobre ele.

História e origem

Assim como os outros tipos de Schnauzer, o Gigante também originou-se na Alemanha. Já titulada como raça independente, acredita-se que sua origem vem do cruzamento de cães Schnauzer Standard com pastores de grande porte. O intuito disso era obter um cão inteligente mas ao mesmo tempo intimidador para ajudar tanto no trabalho de pastoreio de rebanhos, quanto na segurança como cão de guarda.

Devido ao crescimento da sua popularidade, também passou a ser usado pela polícia da Alemanha e posteriormente grupos de resgate da América do Norte.

Características e cuidados com o Schnauzer Gigante

Os machos da raça medem entre 65 e 70cm e as fêmeas de 60 a 65cm. O peso também reforça essa grandeza, em condições normais, machos entre 30 – 50kg e fêmeas 25 -35kg. Bem como, essa questão do peso requer bastante atenção, pois é comum em cães da raça Schnauzer Gigante desenvolverem problemas de hipotiroidismo, resultando em perca de peso ou obesidade. Portanto, ao deparar-se com qualquer problema relacionado ao peso do seu pet, leve-o imediatamente ao veterinário para um consulta.

No geral, ele possui uma saúde boa e é muito amável, brincalhão e amigável, sendo extremamente leal à sua família. Além disso, trata-se de um cão muito territorial que costuma não se dar bem com estranhos. Dessa forma, para evitar problemas, socialize o animal desde filhote com outras pessoas além do seu convívio.

Outro cuidado fundamental é a cerca da companhia, pois são pets que não podem ficar sozinhos. Ademais, precisam de atividades e formas de gastar sua grande energia e também ajudar na questão do controle do peso caso contrário, eles mesmos vão arrumar um jeito de fazer isso culminando em destruição pela casa.

Do mesmo modo, recomenda-se que o Schnauzer Gigante seja criado em casas com quintais e jardins para poder se exercitar de maneira livre.

Sua pelagem é bem característica assim como os outros tipos de Schnauzers: fina, dura e densa. Contendo no rosto uma barba de pelos lisos e longos. O resto do corpo tem pelo baixo ressaltando sua musculatura, principalmente nas patas. O cuidado com seus pelos também é importante, pois é através das escovações regulares que evita-se formações de nós e facilita na remoção de sujeiras e pelos mortos.

Cores do Schnauzer Gigante

Como falamos sobre pelos, ressaltamos aqui suas cores. Apesar desta raça não possuir uma grande variedade, as cores que existem reforçam as características do Schnauzer Gigante, tornando esse pet único no mundo canino.

Sal e pimenta

Schnauzer Gigante sal e pimenta em pé
Foto: gundogstore.eu

Começamos pela cor mais marcante da raça, onde há uma mistura entre os pelos pretos e brancos resultando nesse tom acinzentado meio prateado também. O mais legal é que não existe um padrão determinado na ordem e tonalidades das cores. Sendo assim, existe uma rica diversidade de tons e formatos, tonando cada cão único.

Preto sólido

Schnauzer Gigante preto em pé no gramado
Foto: 101dogbreeds.com

Por fim, temos aqui outra cor da raça. A maior características em animais desse tom é o pelo brilhoso e com um preto intenso, sem nenhuma falha ou mistura de cor.

Outras informações

No resto do mundo, é muito comum realizar procedimentos cirúrgicos para apontar pra cima a orelha dos cães dessa raça. Do mesmo modo, é realizado outro processo afim de cortar o rabo. Contudo, vale lembrar que no Brasil essa ação é proibida por lei para motivos puramente estéticos.

Schnauzer Gigante preto das orelhas cortadas em pé no gramado
Foto: akc.org

Preço do Schnauzer Gigante

O preço de um filhote desta raça pode variar entre R$ 1.000,00 e R$ 3.000,00. Fatores como sexo, linhagem e local de nascimento influenciam no valor.

Seu cachorro faz xixi e cocô em qualquer lugar?

Clique aqui e saiba como acabar com este problema!

CãesRaças de CãesSchnauzer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gestor Animal © 2022 - Todos os direitos reservados