Entenda facilmente as 5 principais fases de vida de um cachorro

Se você acreditava que os cães só possuíam dois estágios de vida (filhote e adulto), estava enganado, entenda agora de maneira simples, quais são as 5 principais fases de vida de um cachorro.

Assim como nós, os cães passam por estágios de desenvolvimento distintos a partir do momento em que nascem. À medida que o tempo passa, envelhecem e amadurecem, experimentando muitas mudanças ao longo do caminho.

As 5 principais fases de vida de um cachorro:

#1 Período Neonatal (0 a 2 semanas)

filhotes de boxer com 2 semanas de vida

Filhotes recém-nascidos nascem tanto cegos quanto surdos. Eles não conseguem regular suas próprias temperaturas corporais ou fazer suas necessidades sem estimulação, durante essa fase são totalmente dependentes da mãe.

Durante as duas primeiras semanas, a mãe é responsável por tudo: comida, calor, higiene e conforto. Os filhotes são capazes de rastejar alguns dias após o nascimento, e abrir os olhos e ouvidos para o mundo durante a segunda semana.

#2 Período de Transição (2 a 4 semanas)

cachorro com 1 mês de vida

O período de transição é o mais crucial no desenvolvimento social de um filhote de cachorro. Os filhotes devem ficar com seus irmãos e irmãs, aprendendo a brincar adequadamente e se comunicar uns com os outros.

Entre as semanas 2 e 4, os cães precisam de interação humana e começarão responder a sons e cheiros. Eles também começarão a andar, latir, rosnar e abanar a cauda.

#3 Período de Socialização (4 a 16 semanas)

rottweiler com 4 meses

Na quarta semana, os filhotes estão definitivamente começando a crescer mentalmente e fisicamente. Não há melhor momento para ensinar boas maneiras ao filhote do que neste estágio, por conta de suas habilidades de aprendizagem rápida neste período.

Se filhotes não forem socializados nesta idade, eles podem se tornar extremamente temeroso e agressivo futuramente.

#4 Período de Adolescência (5 a 18 meses)

são bernardo de 6 meses

Embora este seja um momento desafiador para os criadores de cães, não desanime. Muitas mudanças acontecem com seu cão durante este período, e algumas mudanças comportamentais são normais.

Aos 5 meses, os dentes e molares permanentes do seu filhote emergem. Em 7 a 9 meses, o seu filhote vai precisar de um monte de brinquedos para mastigar, pois é quando a fase de mastigação realmente começa.

#5 Adulto (18 meses e mais velhos)

cachorro adulto

Seu filhote adolescente entra no mundo maravilhoso da idade adulta quando ele ou ela atinge a maturidade física, sexual e emocional.

Para a maioria dos cães isso acontece em torno de 18 meses, mas raças menores tendem a amadurecer mais rapidamente do que raças maiores.

Agora, você já conhece as 5 principais fases da vida de um cachorro. Em qual fase de vida o seu cachorro está? Escreva aqui embaixo nos comentários! Vamos adorar receber a sua resposta.

Quer aprender como cuidar de um cachorro sem ter nenhuma dor de cabeça? Clique aqui e descubra!

Curiosidades

Atualizado em 13/11/2018

Escreva seu comentário



O Gestor Animal é o lugar certo para solucionar todas as dúvidas sobre cães!

facebook gestor animal instagram gestor animal rss gestor animal