Como os cachorros enxergam? Descubra agora!

Tudo no mundo do cachorro é preto e branco? Essa ideia foi amplamente aceita por décadas, mas será que é realmente verdade? Neste artigo, você saberá como os cachorros enxergam!

Novas pesquisas e conclusões sobre a anatomia e o comportamento caninos mostraram que, embora os cães não possam ver as mesmas cores que os humanos, eles ainda podem ver algumas cores. Pesquisas mostram que os olhos do cachorro podem ver muito mais do que tons cinzas.

Mitos sobre como os cachorros enxergam

A noção de que cães veem apenas em tons de preto foi atribuída a Will Judy, um criador de cães, escritor e ex-editor de uma revista. Ele afirmou ser o primeiro a declarar que os cães tinham visão deficiente e pensavam que eram capazes de ver sombras e tons únicos e apenas contornos e formas em gerais.

Na década de 1960, outros pesquisadores levantaram a hipótese de que os únicos mamíferos que podem discernir as cores são os primatas. Havia pouca pesquisa para apoiar essas afirmações, especialmente aquela sobre cães. No entanto, logo ficou claro que nossos amigos caninos são daltônicos.

Cachorros são daltônicos ou têm problemas de espectro?

Nas últimas décadas exames da estrutura do olho canino revelaram algumas diferenças no design básico entre humanos e cães. A evolução e a função impulsionaram essas diferenças. Os cães desenvolveram seus sentidos como caçadores noturnos, rastreando e pegando sua comida à noite. Portanto, seus olhos se adaptaram para ver bem no escuro e captar o movimento.

A retina é onde os cientistas encontraram a chave para a diferença na percepção das cores entre cães e pessoas. A retina é composta por milhões de células sensíveis à luz. 

Os cães têm mais bastonetes do que cones na retina, enquanto as pessoas têm mais cones, e isso aparentemente faz a diferença na percepção das cores. Os humanos e algumas outras espécies de primatas são tricomáticos que têm três tipos de cones. Os cães são dicromáticos e possuem apenas dois tipos.

Cada tipo de cone registra um comprimento de onda de luz diferente. O de vermelho e verde dá aos humanos sua apreciação por uma rosa vermelha. Cachorros e algumas pessoas daltônicas não tem cones verdes-vermelhos.

Enquanto isso existem alguns tipos de peixes e pássaros que podem ver uma gama ainda mais ampla do espectro de cores do que as pessoas. Existem muitos tipos de pássaros e peixes que são tetracromáticos – eles têm um quarto tipo de receptor de cone para absorver a luz ultravioleta.

Visão humana e visão de um cachorro

Visão humana (esquerda) e visão de cachorro (direita) de um cachorro com uma bola azul. Os cães são capazes de distinguir o amarelo e o azul do verde, o que pode explicar por que preferem brinquedos azuis e amarelos em vez de brinquedos de cores diferentes.

Quais cores os cães podem ver?

Os cientistas agora acreditam que a visão de um cão é semelhante à de uma pessoa com daltonismo para o vermelho-verde, de acordo com uma pesquisa.

Os cães podem distinguir amarelo e azul, e combinações dessas cores. Isso torna grande parte do mundo marrom-acizentado. Um gramado verde exuberante, para seu cão provavelmente se parece com um campo de feno morto.

Cores que um cachorro enxerga

Considerações finais sobre como os cachorros enxergam

Agora que você sabe que os cachorros não veem certas cores, faria sentido escolher produtos para eles com as cores que eles podem ver. Esse conhecimento pode ajudar a explicar por que alguns cães enlouquecem com bolas de tênis amarelas, mas ficam apáticos com a mesma bola rosa ou vermelha.

Seu cachorro faz xixi e cocô em qualquer lugar?

Clique aqui e saiba como acabar com este problema!

CãesCuriosidades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gestor Animal © 2022 - Todos os direitos reservados