Por que os cães cavam? Saiba agora!

Se seu cachorro está lentamente transformando seu jardim em uma paisagem lunar cheia de crateras, tente não se desesperar porque os cães que cavam estão apenas fazendo o que vem naturalmente.

O primeiro passo que você deve dar é tentar identificar o motivo pelo qual ele está cavando. Os cães podem cavar por instinto predatório ou podem estar cavando para enterrar ossos ou brinquedos. Este é um comportamento instintivo projetado para esconder comida de outros predadores.

Cavar também pode fazer parte do instinto de aninhamento, principalmente se a cadela estiver grávida. Eles também podem cavar um buraco se estiver muito quente porque a escavação expõe a terra fria e fornece um pequeno abrigo com sombra. Se seu cachorro está cavando sob uma cerca ou próximo a um portão, ele pode simplesmente estar tentando sair do jardim. Alguns cães cavam para aliviar o tédio ou apenas se divertir.

Outros podem ter uma predisposição genética para cavar. Terriers, por exemplo, são escavadores notórios.

Então por que cães cavam? Aqui estão alguns motivos:

Genética

cachorro cavando na praia

A genética desempenha um papel fundamental no temperamento de nossos cães, e a propensão para cavar não é exceção. Como dito anteriormente, muitos cães de raças terriers e pequenos cães, foram criados para desenterrar a presa de suas tocas. Se você tiver esquilos ou outros animais pequenos em seu quintal, há uma boa chance de seu cachorro cavar para pegá-los. Na verdade alguns cães simplesmente gostam de cavar para procurar presas.

Alívio de estresse

cachorro cavando na floresta

Cavar pode ser divertido para os cães, sendo uma ótima maneira para aliviar o estresse. Esse estresse pode ser criado de várias maneiras, mas a maioria dos escavadores ativos ficam muitos entediados ou sofre de ansiedade de separação. Os cães deixados sozinhos por muito tempo, sem meios para se manter ocupados, muitas vezes começam a cavar.

Escapar

cachorro cavando perto da cerca

Alguns cães são dedicados artistas de fuga. Se eles não podem passar por cima, há uma boa chance deles tentar ir por baixo. Para muito cães, isso funciona muito bem. Muitas pessoa não possui cercas sob o solo, então os cães podem cavar facilmente sob elas, criando o túnel perfeito para se rastejar.

O que você pode fazer?

Depois de identificar por que seu cão está cavando, fica mais fácil corrigir. Tudo que você precisa é de paciência e persistência. Se o seu cachorro estiver cavando para perseguir animais, você precisa encontrar uma maneira de mantê-los separados, talvez você possa construir um obstáculo para que ele não seja capaz de ver os animais – afinal, se ele puder não vê-los, ele não ficará tão tentado a persegui-los.

Gastando energia

filhote de cachorro correndo sorrindo

Se o seu cão simplesmente parece estar tentando se livrar de muita energia reprimida, você deve tentar dar-lhe mais exercícios. Faça caminhadas longas ou mais frequentes e tente sempre agendar algum “tempo de brincadeira” envolvendo alguns jogos como buscar, que irão cansar seu cão.

Nunca castigue seu cão por cavar um buraco. Mesmo se você levar seu cão para o local de escavação, ele não conseguirá associar sua escavação a punição. Se você pegá-lo em flagrante direciona ele para outra atividade e recompense por escolher fazer a nova atividade.

Seu cachorro faz xixi e cocô em qualquer lugar?

Clique aqui e saiba como acabar com este problema!

Cães

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gestor Animal © 2022 - Todos os direitos reservados