Por que os cachorros enterram comida ou brinquedo? Saiba agora!

Você já presenteou seu cachorro com um osso ou comida, e viu ele enterrar no jardim? Não se ofenda, seu cachorro não odiou seu presente. Na verdade, esse comportamento geralmente significa o oposto disso.

Diversas vezes os cães enterram seus pertences mais importantes para mantê-los protegidos com segurança, e guardados para mais tarde.

Existem também algumas razões para eles enterrarem seus pertences, saiba agora alguns:

1. Instinto

cachorro cavando

Enterrar itens valiosos é uma herança das habilidades de sobrevivência dos ancestrais canídeos selvagens de nossos cães. Lobos, coiotes e raposos nunca sabem quando virá sua próxima refeição, então se eles tiverem a sorte de ter sobras de carne após uma matança, eles enterram na terra fria, para protegê-la do sol e dos necrófagos. O solo atua como refrigerador da natureza, mantendo alimentos mais frescos por mais tempo para que o animal possa recuperá-lo mais tarde, quando a nutrição for escassa. 


Esse comportamento é conhecido como “esconder” e , embora quase sempre seja inofensivo, pode se tornar um problema se seu cão estiver enterrado e recuperando itens perecíveis. Enquanto alguns cães possuem o trato digestivo saudável como seus ancestrais selvagens, outros desenvolveram estômagos sensíveis ao longo de séculos de procriação seletiva. Se você decidir dar ao seu cão carne e ossos frescos ou crus, é melhor garantir que eles os comem imediatamente.

2. Ansiedade

cachorro enterrando bola

Alguns cães podem enterrar seus alimentos e guloseimas devido a experiências negativas do passado. Como por exemplo, filhotes de criação de quintal ou em situações de acumulação que tiveram que competir com outros por recursos. Mesmo após o resgate, esses cães podem ficar muito ansiosos e possessivos com seus brinquedos, ossos e guloseimas preferindo enterrá-los em um local seguro e secreto.

Esse comportamento pode ser resolvido sozinho assim que seu cão perceber que está seguro e que será alimentado regularmente. Caso contrário, o melhor é procurar orientação profissional com um veterinário.

3. Náusea/Inapetência

cachorro cavando fundo

Cães que sofrem doenças que causam náuseas podem tentar “enterrar com ar” sua comida. Eles normalmente empurram a tigela com o nariz, ou tentam cobri-la com sujeita imaginária. Se seu cachorro de repente parecer repelido pela comida, e apresentar sintomas adicionais como vômitos, diarreia, letargia ou mudanças de comportamento, pode ser hora de um check-up.

No entanto, “enterrar no ar” por si só não significa que é hora de correr para o veterinário. Cães que estão se adaptando a uma nova dieta também podem ter esse comportamento.

4. Superalimentação

cachorro cavando na areia

O cão enterrar suas comidas pode ser uma indicação de que você está excessivamente generoso com a comida e guloseima dele. Esse comportamento em um cão saudável sugere que eles têm mais do que precisam e podem economizar comida para mais tarde. Os cães são normalmente alimentados em horários confiáveis e não devem sentir a necessidade de esconder sobras.

Se precisar de ajuda para determinar quanto alimentar seu cão, consulte seu veterinário.

5. Possessividade

cachorro cavando na terra

Alguns cachorros são simplesmente mais possessivos do que outros, especialmente se morarem em uma casa com vários animais de estimação. Eles podem optar esconder seus bens valiosos sob a sujeira do seu quintal, enrolados nos cobertores da sua cama, ou nas fendas de seu sofá. Isso pode ser um sintoma de ansiedade, conforme falado acima.

6. Procurando atenção

cachorro cavando na praia

Os cães que pegam e enterram itens que são de algum membro da família, como sapatos, controles remotos, provavelmente estão tentando expressar seu desejo de receber mais atenção. Nossos filhotes inteligentes aprendem rapidamente que atenção negativa é melhor que nada, assim como crianças, eles se sentem mal quando negligenciados.

Lembre-se de cães que buscam atenção podem se colocar em perigo quando algum objeto que foi pego for engolido. Se seu cão demonstrar que está precisando de atenção, a solução pode ser algo simples como reservar 20 minutos para brincar, ou dar um passeio juntos.

Seu cachorro faz xixi e cocô em qualquer lugar?

Clique aqui e saiba como acabar com este problema!

CãesComportamentoCuriosidades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gestor Animal © 2022 - Todos os direitos reservados