Saiba agora como socorrer um cachorro engasgado

A maioria dos cães mastiga quase tudo – ossos, brinquedos, sapatos. Mas o que fazer para ajudar seu cachorro engasgado? Iremos agora compartilhar o que pode ser feito em caso de um emergência de asfixia.

Sinais que o cachorro está engasgado

cachorro tossindo

Um dos primeiros sinais de que seu cão está sufocando é provavelmente a tosse. Se o seu cão tiver algo preso na boca ou garganta, ele normalmente começará a tossir para tentar expelir o objeto. Além disso, você perceberá que seu cão está tendo dificuldades para respirar devido à obstrução das vias aéreas.

Botar as patas na boca ou cabeça, parecendo estar em pânico ou frenético também são sinais que seu cão possa estar sufocando. Em casos graves, um cachorro engasgado pode ficar inconsciente.

O que fazer com um cachorro engasgado?

humano ajudando cachorro engasgado

Se você notar algum sinal que seu cão está sufocando, é essencial agir imediatamente e não esperar até chegar ao veterinário.

Comece verificando dentro da boca do seu cão para ver se tem algum alimento ou objetos estranhos alojados em sua boca ou garganta. Caso você conseguir ver alguma coisa, tente deslizar com o dedo para ajudar seu cão a respirar novamente.

No entanto, se não conseguir mover o objeto ou pedaço de comida, leve seu cão ao veterinário, o mais rápido possível. Ou então tente realizar a manobra Heimlich, conforme as instruções que iremos citar abaixo.

Caso haja um pequeno osso alojado do seu cão, não tente removê-lo sozinhos. Os ossos podem ferir a garganta do seu cão. Leve ele ao veterinário o mais rápido e seguro possível para que o osso seja removido enquanto ele está sedado.

Manobra de Heimlich para cães

Se você não conseguir remover o objeto com o qual seu cão está sufocando, com os dedos, a manobra de Heimlich é o próximo passo. Dependendo do tamanho do seu cão existem dois métodos diferentes:

Manobra de Heimlich para cães pequenos

Com cuidado, segure seu cão no colo e vire-o de costas, em seguida, usando a palma da sua mão, aplique pressão logo abaixo da caixa torácica e empurre firmemente para dentro e para cima 5 vezes em um movimento de impulso. Role o cão de lado e verifique a boca para ver se o objeto ou a comida saiu.

Manobra de Heimlich para cães médias e grandes

Se o seu cão estiver de pé, coloque os braços ao redor dele de forma que as mãos se juntem no abdômen. Em seguida, feche o punho com as mãos, e com firmeza e rapidez, empurre para cima e para frente cinco vezes em um movimento de estocada, da mesma forma que faria com um humano.

O que fazer depois que seu cão parar de sufocar?

cachorro sendo examinado

Mesmo que você tenha conseguido remover o objeto da garganta do seu cão e impedi-lo de engasgar, é importante entrar em contato com o veterinário imediatamente. Se o seu cão ficou sem oxigênio por qualquer período de tempo, a hospitalização pode ser recomendada.

Engasgar pode causar danos dolorosos à boca e garganta do seu cão, que podem não ser imediatamente visíveis para um dono angustiado. Seu veterinário pode recomendar uma broncoscopia para verificar se há danos na garganta do seu cão.

Seu cachorro faz xixi e cocô em qualquer lugar?

Nós podemos lhe ajudar! Clique aqui e saiba como

CãesSaúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

A raça Shih Tzu é abençoada com sua longa juba que realmente o destaca de outras raças toys. Seu cabelo complementa sua personalidade alegre e amigável.

Leia mais

Se você não tinha certeza de qual cachorro escolher para criar, simplesmente por ter uma criança em casa. Conheça agora 7 opções!

Leia mais

Recentemente, a cantora Naiara Azevedo participou de um programa de TV. Onde ela apresenta suas três cachorrinhas.

Leia mais

Os pastores alemães estão na linha de frente da realeza canina, isso se deve principalmente ao seu caráter. Clique e confira!

Leia mais

A sarna é um doença de pele comum em cães e cachorros que são abandonados, negligenciados ou abusados. Esses cães ficam sem pelos, com a pele

Leia mais

Hoje em dia temos mais de 400 raças cães reconhecidas, a variedades de é realmente incrível. Saiba agora como tudo começou!

Leia mais

Gestor Animal © 2020 - Todos os direitos reservados