Um dos mamíferos mais curiosos e que desperta a curiosidade de muitos é o Vombate (ou Wombat, em inglês). Fique por dentro de todas as curiosidades sobre esse animal.
Naturais da região da Oceania, o Vombate é um mamífero da classe dos marsupiais (que possuem uma bolsa assim como o canguru). Eles fazem parte da ordem Diprodontia, a mesma dos coalas e à família Vombatidae.
Essa espécie é classificada como pastadores, ou seja, alimentam-se de capim e grama. Dessa forma, junto aos seus dentes bem incisivos e desenvolvidos, conseguem pastar de forma eficiente, melhorando a absorção de nutrientes de seus alimentos.
Em geral, são animais solitários que passam boa parte do seu tempo em suas tocas que podem ser simples ou então, gigantescos complexos de túneis. Só são vistos fora de casa a noite, ou em algumas vezes durante os dias de inverno.
O vombate podem ser na cor-de-areia ou marrom, além de cinza e preto. Bem como, eles medem cerca de 1 metro e podem pesar entre 20 e 40kg.
Assim como o canguru, o vombate também possui uma bolsa. Mas existe uma diferença que acaba trazendo vantagem à essa espécie, pois ao fugir de algum predador, devido as suas grandes garras, as fêmeas de vombate podem levantar muita terra, e com a saída da bolsa para traz, essa terra não acerta o filhote.
Um fator que pode ajudar muito a espécie a enfrentar as longas secas australianas é o fato da sua digestão ser bem demorada, levando em média 15 dias. Isso deve-se ao fato do seu longo intestino, que chega até 9 metros, enquanto dos seres humanos são 7 metros.
Esse fator pode explicar a razão das fezes do vombate serem em formas de cubinhos, o que mais chama a atenção nessa espécie e gera muita curiosidade. Acredita-se que isso é devido a essa questão da formação do intestino dele, que além de grande, se estica nas paredes, com duas áreas flexíveis e duas rígidas ao seu redor.
Há estudos que constam também que o vombate usa suas fezes para marcar território e assim atrair companheiros. Visto que a forma cúbica é mais fácil para empilhar ou ficar parada em algum determinado local.
Hoje em dia, existem três tipos de animais dessa espécie e todas vivem apenas na Austrália, sob a guarda e proteção das leis do país. Vamos à elas:
Esse é o tipo considerado maior da espécie, podendo ter mais de um metro de comprimento e chegar até 40 kg em alguns casos. Além disso, outra característica peculiar deste tipo está na forma e a quantidade em que eles fazem suas tocas, que em média são 10 tocas com profundidade de até 20 metros cada.
Em comparação ao vombate comum, os de tipo nariz-peludo-do-norte são um pouco menores, com menos de um metro no geral e pesando cerca de 30 kg. Outra diferença está no formato de suas orelhas, que são esguias e pontiagudas. Bem como seu nariz, que é maior e mais robusto.
O vombate-de-nariz-peludo-do-norte, diferente do comum, constrói tocas e túneis solidários e as dividem com outros companheiros de espécie, podendo chegar até 10 animais no mesmo local.
Essa é considerada a menor das espécies e é muito difícil de atingirem um metro. Contudo, seu peso gira em torno dos 30 kg também. Suas orelhas são delgadas e pontiagudas. Além disso, esse tipo também constrói túneis e tocas comunitárias para abrigar outros companheiros.
Clique aqui e conheça uma das maiores raças de cavalos do mundo!
Deixe um comentário