As 3 dicas mais importantes de cuidados dentários para cães

Tártaro e gengivite são dois dos problemas mais comuns observados em cães por veterinários. A má higiene dental pode causar doenças nas gengivas, perda de dentes e – se não for tratada – doenças mais graves, como infecções bacterianas no coração, fígado ou rins.

Na verdade, 80% dos cães e 70% dos gatos apresentam sinais de doenças bucais e dentais aos três anos de idade. A gengivite e o tártaro podem evoluir para doença periodontal ou formar abcessos. Essas infecções podem se espalhar para as válvulas cardíacas fígado e rins do seu cão.

#1 Escovação diária

escovando dente de cachorro

Escovar os dentes do seu animal ajuda a remover a placa e retardar o desenvolvimento de tártaro. Quando começar a escovar pela primeira vez, seja gradual e faça com que seja uma experiência agradável. Comece com uma escova de dedo e toque suavemente os dentes do seu cão.

Quando eles se sentirem um pouco mais confortáveis com você tocando a boca deles, mova seu dedo em movimentos circulares suaves sobre a frente dos dentes e gengivas.

Eventualmente, você pode adicionar pasta de dente para animais de estimação quando eles relaxarem – NÃO use pasta de dente humana.

À medida que seu cão se acostuma com isso, você pode começar a usar uma escova de dentes para cães como seu veterinário recomenda. Algumas raças de cães, especialmente raças menores ou toy, precisam de mais escovação do que outras. Tornar a escovação uma atividade diária ajudará seu cão a ficar calmo durante o processo e irá mantê-lo em boa saúde bucal.

Após realizar a escovação, recompense seu animal de estimação com uma brincadeira ou uma boa caminhada!

#2 Dieta e mastigações adequadas

cachorro com a boca aberta

O que o seu animal de estimação come afeta também o sorriso dele. Converse com seu veterinário sobre a formulação de uma dieta que manterá os dentes de seu cão em boas condições.

Definitivamente, NÃO é recomendável compartilhar alimentos de humanos açucarados com seu cão. Eles não são bons para humanos, mas podem ser especialmente ruins para os caninos. Os restos da mesa podem não apenas afetar a saúde bucal do seu cão, mas sua saúde geral também será afetada.

Mastigar é ótimo para a saúde bucal dos cães, mas você precisa ter cuidado com o que permite que seu cão mastigue. Certos ossos podem ser perigosos para o seu animal de estimação, não apenas para os dentes.

Ossos de couro cru, por exemplo, podem arranhar e rasgar órgãos internos e podem facilmente se tornar um risco de asfixia.

Frequentemente, eles são cheios de produtos químicos que também podem deixar seu cão doente. Eles não devem ser utilizados para fins de limpeza dos dentes.

Ossos cozidos também podem estilhaçar e causar danos internos. Limite-se aos ossos que o seu veterinário recomendar e substitua-os quando ficarem pequenos o suficiente para o seu cão engolir. Mantenha os ossos na geladeira estiver mastigando para evitar o acúmulo de bactérias.

Brinquedos de corda ou outros brinquedos que seu cão usa para brincar de cabo de guerra também podem ajudar a manter os dentes em boa forma, ao mesmo tempo que lhes dá um bom treino. Verifique se todos os brinquedos que comprar são resistentes o suficiente para o seu cão.

#3 Visitas ao dentista veterinário

cachorro com veterinário

Converse com seu veterinário sobre as limpezas dentárias anuais ou semestrais. A limpeza dos dentes realizada pelo seu veterinário é a única maneira de remover o tártaro acumulado.

Assim como você agendaria uma limpeza para seus próprios dentes, certifique-se de colocar a limpeza dentária do seu animal de estimação na sua agenda também.

Você pode escolher limpezas dentais sem anestesia se seu cão for sensível à anestesia ou se você quiser evitar os efeitos colaterais. Alguns veterinários sugerem que este tipo de limpeza não será tão eficaz em fornecer a limpeza profunda que a boca do seu cão precisa. Será necessário discutir isso com seu veterinário e descobrir o que é certo para você e seu cão.

Seja qual for o tipo de limpeza que você decidir, continue com as limpezas profissionais. Lembre-se que seu cão pode estar com dor e você nem saber disso. Um profissional será capaz de identificar o que está errado. Um profissional será capaz de identificar o que está errado.

Seu cachorro faz xixi e cocô em qualquer lugar?

Clique e saiba como acabar com este problema!

CãesSaúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gestor Animal © 2024 - Todos os direitos reservados

ícone facebook ícone instagram ícone pinterest