Cachorro Japonês: Conheça as 7 principais raças de cães do Japão

É inegável que qualquer raça de cachorro japonês é capaz de despertar muita atenção e desejo por admiradores do mundo inteiro. E isso é fácil de entender isso, tendo em vista a beleza, extrema doçura e obediência desses bichos! Saiba mais.

Cachorro japonês de olho fechado
Foto: istockphoto.com

Antes de tudo, é bom destacar que esses cães desfrutam de muito amor em sua terra natal. Tanto é que durante a década de 30, algumas raças tornaram-se Patrimônio Natural vivo do país, devido às suas inúmeras qualidades. Além disso, consideram algumas dessas raças como mais antigas do mundo! Dessa forma, veja agora quais são as 7 principais raças de cachorro japonês.

Tosa Inu

Cachorro Japonês Tosa Inu em pé no gramado
Foto: akc.org

Um cão que é oriundo da mistura entre raças de terrier europeias com o Shikoku Inu. O resultado disso é esse pet de grande porte forte e veloz. Sendo muito utilizado, quando surgiu, como cão de caça e lutas.

Sendo uma raça de cachorro japonês muito difícil de se encontrar, eles possuem uma pelagem curta e lisa. Além disso, suas cores mais comuns são o vermelho, castanho ou tigrado.

Shikoku Inu

Cão Shikoku Inu em pé
Foto: thesmartcanine.com

Outro cão muito raro e que se limita apenas a algumas áreas do Japão é o Shikoku Inu. Criado principalmente para a caça nas montanhas da ilha de Shikoku. Suas principais características são a cautela, inteligência, coragem, agilidade e e lealdade a seus tutores.

Sendo considerado um cão de porte médio, essa raça possui semelhanças com o Shiba Inu, só que um pouco maior que eles. Bem como, sua aparência parece com a de um lobo japonês, principalmente por causa da sua pelagem, que varia entre o branco com predominância preta, seguida de detalhes vermelhos. Além disso, possui pelos grossos que os ajudam a enfrentar as baixas temperaturas de suas regiões naturais.

Cachorro Japonês Shiba Inu

Cão Shiba Inu em pé no gramado
Foto: akc.org

o Shiba Inu é uma das raças mais antigas e famosas do Japão. Antigamente foram muito utilizados para caça e guarda. Contudo, com o passar do tempo o futuro deles foi considerado em risco (inclusive de extinção) devido a sucessivos cruzamentos com outras raças de cães. Portanto, como forma de protegê-los, o Japão declarou o Shiba Inu como Patrimônio Natural do país.

Sendo um cão de porte médio, essa raça possui pelo curto, com cores indo de um tom marrom avermelhado/caramelo ao branco. São conhecidos por sua inteligência, energia, docilidade e lealdade a seus tutores. Ademais, se parecem muito com os Akita Inu, só que menores.

Akita Inu

Cão Akita Inu na praia
Foto: akc.org

Outra raça de cachorro japonês muito antiga e famosa é o Akita Inu. No passado, eram muito importantes em atividades como a caça, guarda e brigas. Contudo, hoje em dia tornaram-se um dos bichos de estimações mais desejados em todo o Japão e em algumas partes do mundo, devido a exemplares que aturaram em filmes famosos como “Sempre ao Seu Lado”.

Todavia, a história desse cão é cheia de dificuldade, beirando até a quase extinção, inclusive. Podemos listar que os maiores desafios enfrentados por eles foram durante a segunda guerra mundial, quando soldados japoneses matavam esses bichos no intuito de usar seus pelos como agasalhos. Bem como, durante esse período, esses animais sofreram com a pobreza e escassez de alimentos causadas pela guerra.

Entretanto, o Akita Inu foi capaz de reerguer-se, tornando-se um dos pets mais queridos pelos asiáticos. Além disso, suas características os ajudaram nessa questão, pois são muito leais, dóceis, calmos, reservados mas ao mesmo tempo corajosos. Sendo um cão de grande porte, possui uma pelagem média podendo ter as cores vermelho, branco, tigrado ou sésamo.

Hokkaido Inu

cachorro japonês Hokkaido inu em pé na neve
Foto: akc.org

O Hokkaido Inu (também conhecido como cão Ainu) é outra raça muito rara e muito difícil de ser vista fora do Japão. Em seu surgimento, foram muito utilizados como cães de caça, assim como outras tantas raças de cachorro japonês.

Sua aparência lembra muito o Shiba Inu junto com sua altura também. Além disso, possuem pelagem bastante grossa que os ajudam a enfrentar as baixas temperaturas das regiões de onde são naturais. Bem como, sua coloração não tem uma grande diversidade, sendo encontrados apenas em bege ou branco. Ademais, ficaram famosos devido a sua bravura, inteligência e extrema lealdade a seus tutores.

Cachorro Japonês Kai Ken

cachorro japonês kai ken em pé
Foto: CCASCHOOL .com

Também conhecido como Tora Inu ou Tiger Dog, o Kai Ken tem sua origem na cidade de de Kai, sendo considerado um cão selvagem daquela região. Com o passar do tempo acabou domesticado, mas é um animal muito raro, até mesmo em sua terra natal.

Sendo um cão de porte médio, possui uma pelagem áspera. Além disso, suas cores variam entre o preto e o tom mais comum, que é o tigrado. Bem como, suas principais virtudes são as inteligência, agilidade, atenção e coragem. Contudo, são caçadores naturais, então cuidado com animais pequenos e estranhos em seu território, pois farão de tudo para proteger sua família, a quem são extremamente leais e fieis.

Kishu Inu

cão kishu inu branco em pé
Foto: thesmartcanine.com

Por fim, outra raça de cachorro japonês muito antiga é o Kishu Inu. Tendo registro de milhares de anos atrás, eles eram muito importantes para a atividade de caça. Além disso, assemelham-se muito a outras raças como o Akita Inu e Shiba Inu.

Sendo um cão de porte médio, seu pelo é curto, grosso e muito comum na cor branca. No geral, são cães muito inteligentes, resistentes, ágeis, dóceis e leais a seus tutores.

Como obter um cachorro japonês?

Primeiramente, é importante ressaltar que isso, para o brasileiro, não é algo muito fácil e barato. É possível encontrar alguns exemplares de algumas raças em países como os Estados Unidos. Contudo, a grande maioria vive apenas em sua terra natal, adaptadas aos ambientes onde nasceram e se desenvolveram. Dessa forma, além de impactar severamente a vida do animal, essa aquisição pode torna-se algo muito difícil e caro, mas… não impossível.

Seu cachorro faz xixi e cocô em qualquer lugar?

Clique aqui e saiba como acabar com este problema!

CãesCuriosidadesRaças de CãesShiba Inu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gestor Animal © 2022 - Todos os direitos reservados