Conheça tudo sobre a raça Shiba Inu

Com orelhas pontiagudas, olhos apertados e o rabo enrolado, o Shiba Inu mais parece uma pequena raposa, ou um bichinho de pelúcia do que um cão. Conheça agora esta raça de cachorro japonesa considerada uma das mais antigas do mundo.

Shiba Inu, é uma raça oriunda do Japão considerada bastante rara em outros lugares do mundo, mas em seu país de origem (Japão), ela é muito popular. Traduzindo para o português o nome Shina Inu significa: “Cachorro Pequeno”.

Esta raça é uma das mais antigas do mundo. Arqueólogos encontraram no Japão ossadas de cães com cerca de 5 mil anos de idade com as mesmas características do Shiba Inu. Sendo assim, este cão é considerado um dos mais antigos do mundo.

História do Shiba Inu

cachorro shiba inu na neve

No passado, este cão vivia em áreas montanhosas do Japão, em frente ao mar. Com o passar do tempo ele começou a ser utilizado como um cão de caça para animais pequenos, pássaros e até javalis. Das raças de cães japonesas, como Akita Inu, Kai, Shikoku Inu e outros, o Shiba Inu é o menor cão japonês, por isso, ganhou este nome.

Esta raça, assim como outras, sofreu com a Segunda Guerra Mundial onde os bombardeios quase resultaram em seu desaparecimento. Após a guerra, ele foi levado para o interior do país e foram criados programas de reprodução para reestabelecer a raça. A população que restou foi cruzada e gerou o Shiba Inu como que ele é conhecido hoje. O Kennel Club japonês foi fundado em 1948 e estabeleceu o padrão desta raça no país.

Em 1954, uma família norte-americana importou o primeiro Shiba Inu para os Estados Unidos em 1954. Existem poucas informações documentadas sobre esta raça até o ano de 1970. A primeira ninhada norte-americana nasceu em 1979. Neste mesmo ano, o American Kennel Club reconheceu oficialmente esta raça.

Personalidade

O Shiba Inu é alegre, alerta, ousado, forte e confiante. Ele é leal e carinhoso com sua família, embora tenha sempre um pé atrás com estranhos. Ele também é um pouco egoísta, tende a guardar seus brinquedos, comida e até mesmo seu território. Por isso, precisa de bastante atenção para ser ensinado a viver em harmonia com outros animais.

Por ter sido um grande caçador durante a sua história, ele adora perseguir pequenos animais. Socializá-los desde cedo ajuda a inibir um pouco este comportamento.

Curiosidades

O Shiba Inu é bastante parecido com seu conterrâneo Akita Inu, mas o Shiba é bem menor que o Akita. O Shiba Inu é considerado um dos ancestrais que deram origem ao Akita Inu.

Veja uma foto destas duas raças:

Estão na foto, da esquerda para a direita, um Shiba Inu e logo após um Akita Inu.

Cores do Shiba Inu

Preto

shiba inu preto e bronze

Esta coloração mistura as cores preto, bronze e branco e cria este belo estilo. Esta cor está ganhando bastante popularidade entre os criadores desta raça.

Branco

filhote de shiba inu branco

Apesar de existir o Shiba Inu branco, ele não considerado uma coloração oficial da raça por alguns Kennel Clubs como o American Kennel Club. Mas quem liga? Ele é tão lindo quanto os outros.

Creme

shiba inu creme

A coloração creme ou dourada pode ser encontrada em alguns Shibas. Ela é o meio termo entre o vermelho e o branco, onde a cor da pelagem é bastante suave.

Vermelho

shiba inu vermelho

Esta é a cor mais comum e mais conhecida, ela tem um contraste brilhante com a barriga branca. Este é um tom muito intenso que combina bastante com esta raça japonesa.

Sésamo

shiba inu sésamo

Existem três variações da coloração sésamo: A primeira se chama sésamo, onde os pelos brancos e os pelos pretos possuem a mesma proporção. A segunda se chama preto sésamo, onde o cachorro possuí muitos pelos na cor preto em contraste com o branco. A última variação é a vermelho sésamo, onde o cachorro fica com muitos pelos ruivos com preto e branco.

Características do Shiba Inu

Shiba Inu vermelho adulto
Foto: be.chewy.com

Expectativa de vida: de 12 a 15 anos

Altura: Fêmea: 33 a 37 cm, Macho: 35 a 40 cm

Peso: Fêmea: 7 a 9 kg, Macho: 9 a 11 kg

Preço do Shiba Inu

filhotes de Shiba Inu
Foto: Pinterest

No Brasil ainda não existem tantos criadores desta raça, o que a torna rara por aqui, o preço de um filhote varia de entre R$ 4.500,00 e R$ 6.500,00. Alguns dos fatores que fazem este preço variar são: linhagem sanguínea, sexo, entre outros.

Agora você já conhece o Shiba Inu, esta adorável e antiga raça de cachorro japonesa. Compartilhe esta página com os seus amigos, aposto que eles adorarão conhecer este pequenino. Aproveita e deixa um comentário aqui embaixo para gente dizendo o que achou desta raça.

Veja também: Conheça tudo sobre o Spitz Japonês

Seu cachorro faz xixi e cocô em qualquer lugar?

Clique aqui e saiba como acabar com este problema!

CãesRaças de CãesShiba Inu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gestor Animal © 2022 - Todos os direitos reservados