Sabe-se que cães são por natureza seres protetores e fiéis aos seus donos. Por estar sempre ao seu lado ganhou o título de “Melhor amigo do homem”, isso se deve a herança cultural de diversos países onde o cão é um símbolo de proteção e até de boa sorte.
No Japão, desde muito tempo acredita-se que os cães possuem a habilidade de detectar demônios, chamados de Oni, que se disfarçam de pessoas e se infiltram em seus vilarejos.
Por isso, os antigos criaram um talismã chamado Hariko Inu, com o formato de um cachorro, simbolizando a presença de sorte, saúde e proteção.
Talismã Hariko Inu
(Parece até um gatinho)
Geralmente estes talismãs são colocados em quartos de criança por seus pais, para que ela cresça com saúde e esteja sempre protegida.
Da mesma forma que o Japão a China também possuí um símbolo de proteção associado aos cães. Trata-se de duas estátuas praticamente idênticas chamadas de Cães de Fu.
Segundo os antigos elas são defensoras da lei e protetoras dos edifícios sagrados, sendo coladas nas entradas dos templos para afastar profanadores, demônios e outros espíritos malignos.
Hoje em dia ela é utilizado na entrada de residências, restaurantes e comércio em geral.
Cães de Fu
Existem diversas outras histórias e símbolos associados ao cachorro como um ser de proteção, porém se fossemos detalhar todas elas ficariamos horas aqui. Então, ficaremos apenas com essas duas, espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre a representação do cachorro em algumas culturas milenares que refletem hoje na imagem deste adorável ser.
Deixe aqui embaixo o seu comentário sobre estas culturas e a representação de lealdade associada ao cachorro nos dias atuais.