As causas mais comuns do câncer canino

Ter a notícia que seu animal está com câncer é assustador e devastador, é normal ter várias perguntas sobre como isso pode ter ocorrido, o que pode acontecer com seu animal, e qual o tratamento necessário para seu cão.

A causa definitiva do câncer nos cães ainda é um mistério, mas separamos para você os principais motivos que podem causar o câncer canino.

As principais causas do câncer canino:

Genética

câncer genético em cães

Existem algumas raças de cães mais suscetíveis ao câncer, indicando uma influência hereditária. Naturalmente, fatores etários e ambientais ainda podem atingir seu cão; no entanto, se houver uma história de câncer na linhagem do cão, isso também aumentará suas chances.

Grandes raças de cães, como Golden Retrievers, Pastores Alemães, Boxes, Terriers Escocês, Bulldogs, e outras raças grandes ou gigantes são mais comumente afetadas pelo câncer. Da mesma forma, a aparência física de um cão pode influenciar sua chance de contrair câncer. Por exemplo, cães com pelagem de cor clara ou fina apresentam maior risco de desenvolver tumores mastócito.

Vacinação

câncer causado por vacinação canina

As vacinas podem ser umas das causas do câncer. O câncer é frequentemente diagnosticado dentro de um mês após as vacinações anuais de um animal de estimação. Os tumores no local de vacinação podem ocorrer quando um animal de estimação recebe repetidas picadas de agulha no mesmo local, ano após ano.

Foi descoberto que as vacinas permanecem protegendo os animais por muito mais de um ano, mas muitos animais recebem as vacinas todo ano. Peça ao seu veterinário para fazer o teste de cada doença, antes de vacinar o seu animal de estimação contra essa doença. Não há necessidade de vacinar se ainda houver proteção suficiente fornecida pela vacinação anterior.

Mesmo não havendo uma maneira de evitar que o seu cão sofra com o câncer, existem algumas maneiras de ajudar a diminuir o risco de câncer em seu cão incluindo evitar todos os carcinógenos conhecidos, esterilizar ou castrar o cão e garantir que eles tenham uma dieta adequada, com exercícios. Preste atenção nos comportamentos do seu cão e faça o melhor para mantê-lo com uma vida saudável para reduzir os riscos de câncer.

Velhice

câncer em cães idosos

Uma das causas naturais do câncer em pessoas é a “velhice”, isto também é comum entre os cachorros. Embora não existe uma causa clara de câncer nos cães, as estatísticas mostram que com a idade, as chances do cão ter câncer também aumentam. As evidências sugerem que quando o corpo envelhece, a eficiência do sistema imunológico vai diminuindo.

Produtos químicos e toxinas

produtos químicos causam câncer canino

Os produtos químicos e as toxinas são uns dos principais motivos do câncer canino, eles se encontram no meio ambiente, podendo estar presente na água, no alimento, por este motivo precisa de muito cuidado ao escolher os produtos que você usa na limpeza da casa, em seu quintal.

Alimentação

má alimentação causa câncer canino

Uma pesquisa indicou que um dos fatores mais causadores de câncer é a dieta do cão. Ao escolher uma marca que você reconhece e lê o rótulo, pode parecer que os ingredientes são saudáveis e de alta qualidade. Infelizmente, esta não é a história toda.

Os ingredientes passam por processos, nos quais, os valores nutricionais do ingrediente foram reduzidos.

Conservantes e outros produtos químicos são adicionados para aumentar a validade do alimento, os sacos são revestidos com produtos químicos que penetram na comida e, quando o alimento é consumido pelo animal de estimação, há altos níveis de micotoxinas e outros contaminantes.

À medida que o alimento é indigerido indevidamente dentro do corpo, o sistema imunológico vê ele como um invasor, e consequentemente, gera uma resposta imune.

Existem outras causas do câncer no animal, mas nenhuma tão significativa quanto a má alimentação.

Quer aprender como cuidar de um cachorro sem ter nenhuma dor de cabeça? Dá uma olhada nesta página: Como Cuidar de um Cachorro

Saúde

Atualizado em 17/09/2018

Escreva seu comentário



O Gestor Animal é o lugar certo para solucionar todas as dúvidas sobre cães!

facebook gestor animal instagram gestor animal rss gestor animal