Gravidez psicológica em cães: Como identificar e tratar

A gravidez psicológica em cães, também conhecida como pseudogestação ou pseudogravidez é um grande problema emocional e muito sério que pode ocorrer com qualquer cachorro. Nesta página, vamos entender o que acontece com o cachorro quando ele enfrenta esta enfermidade, como identificar se a sua cadela está em uma gravidez psicológica e como prevenir este problema.

Entendendo a gravidez psicológica em cachorro

cachorro com gravidez psicológica

A gravidez psicológica em cachorro acontece de forma parecida com a do ser humano, na verdade, este é um problema que assola a grande maioria dos mamíferos. Os animais domésticos são os mais afetados. Considera-se gravidez psicológica quando os sintomas de gravidez estão presentes, porém não existe de fato um filhote em desenvolvimento no útero da mãe.

Sintomas

  • Enjoos
  • Sonolência
  • Ausência da menstruação
  • Crescimento da barriga
  • Crescimento das mamas
  • Sensação de sentir o feto se mexer
  • Produção de leite materno
  • Mudanças comportamentais
  • Inquietação
  • Depressão
  • Perda de apetite

O cachorro afetado pode mostrar esses sintomas entre um mês ou dois após o término do seu cio. Neste período, um grande desequilíbrio hormonal acontece com o animal. Dependendo da gravidade do problema, os sintomas podem durar mais de um mês.

Causas

A causa exata para essa condição ainda é desconhecida. No entanto, acredita-se que o desequilíbrio hormonal seja o principal fator do seu desenvolvimento. Além disto, a gravidez psicológica em cadelas é mais frequente dentro de 3 a 4 dias após a castração. Cadelas que perderam seus filhotes também podem apresentar este problema.

Como identificar uma gravidez psicológica em um cachorro?

pit bull com gravidez psicológica
Foto: Youtube

Existem duas maneiras de se detectar uma gravidez psicológica. Infelizmente não existem testes de gravidez caseiros para cães, com urina, por exemplo. Sendo assim, o indicado é procurar a ajuda de um médico veterinário.

Primeira maneira: Exame de sangue

cachorro fazendo exame de sangue
Foto: hospitalveterinariglories.com

Com a realização do exame de sangue será possível realizar um teste de gravidez e dizer se é real ou não.

Segunda maneira: ultrassonografia

bulldog fazendo ultrassonografia
Foto: PetMD

A ultrassonografia é menos invasiva e permitirá visualizar se há filhotes em formação no útero da cadela.

Após realizar um destes dois testes você terá a completa certeza se está lidando com uma gravidez real ou psicológica.

Como evitar?

Cadela grávida
Foto: petful.com

Cachorros que apresentam este problema, possuem a tendência de apresentá-lo constantemente a cada novo cio. Desta forma, a única prevenção é a castração. Pode parecer um pouco controverso, pois vimos que este problema é mais frequente após a castração da cadela, porém o risco é apenas em um curto período de tempo. Sendo assim, após os 4 primeiros dias, a castração passa a prevenir a gravidez psicológica em cães.

Tratamento

Samoieda grávida no veterinário
Foto: American Kennel Club

Caso sua cadela esteja passando por esta situação, você deve encaminhá-la ao veterinário o mais rápido possível. Desta forma, ele poderá avaliar o real estado de saúde do animal.

Em alguns casos, não é necessário nenhum tipo de tratamento. Carinho e paciência são o suficiente, pois os sintomas desaparecem em no máximo 1 mês.

Em casos mais graves o veterinário poderá receitar algum medicamento para controlar os níveis hormonais de seu cachorro.

Agora você já sabe como identificar uma gravidez psicológica canina e também como evitá-la. Compartilhe esta página com os seus amigos, eles ficarão felizes em adquirir este conhecimento.

Aproveita e deixa um comentário para a gente aqui embaixo falando o que você acha a respeito deste problema. Você já passou por isto? Ficaremos felizes em receber o seu comentário.

Seu cachorro faz xixi e cocô em qualquer lugar?

Clique aqui e saiba como acabar com este problema!

CãesSaúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gestor Animal © 2022 - Todos os direitos reservados