Como refrescar seu cachorro em dias quentes

Estando no verão ou não, existem dias que o calor sobe muito mais do que o normal, e se nós sofremos com estas temperaturas elevadas imagine nossos cães.

Com a chegada do sol damos as boas vindas ao divertimento, porém é importante recordar que o aumento da temperatura pode ter um efeito negativo na saúde do seu cachorro.

Por isso, separamos 8 dicas para lhe ajudar a manter o seu cachorro fresco e hidratado para que ele possa desfrutar os dias de sol, tanto quanto você.

Dicas para manter o seu cachorro refrescado nos dias de calor:

#1 Não deixe seu cachorro dentro de um carro estacionado

cachorro dentro de um carro

Em um dia de muito calor, a temperatura dentro de um carro estacionado pode subir muito rapidamente. Mesmo com as janelas abertas, um cão pode facilmente superaquecer se deixado nestas condições.

#2 Evite andar em superfícies quentes como o asfalto

passeando com cachorro no verão

As patas do cachorro podem ser tão sensíveis quanto as solas de seus pés. Se o asfalto é muito quente para você andar, logo, também é muito quente para o seu filhote andar.

Para uma caminhada, dê preferência aos horários com menos sol, tentando sempre caminhar nos locais com sombra de forma que o solo não agrida as patas do cachorro.

#3 Forneça muita água fresca e limpa

cachorro bebendo muita água

Alguns cães podem ter problemas ao beber uma água aquecida pela alta temperatura do dia, principalmente se a vasilha estiver exposta ao sol.

Mantenha a vasilha de água sempre cheia e com água fresca para garantir que o seu cachorro beba mais frequentemente e permaneça hidratado.

#4 Não leve o seu cachorro à praia

cachorro na praia

Se o dia estiver muito quente, não leve seu cachorro para praia. Ir à praia e sentar-se embaixo do sol o dia inteiro é algo que nós seres humanos apreciamos, mas isto pode deixar os cães rapidamente desidratados.

Mesmo se você sentir que o calor é suportável, lembre-se que os cães podem sofrer ao ficar expostos durante muito tempo ao sol, 30°C já é uma temperatura muito alta para os cães.

#5 Não permita que ele faça muito esforço

cachorro pegando bola no ar

Os cães nem sempre conhecem seus próprios limites. Por isso, você é o responsável para determinar qual é o limite do seu cachorro.

Se você perceber seu cão está respirando mais rapidamente ou tem algum problema ao perseguir uma bola, pare a brincadeira e permita que ele se refresque.

#6 Colete de resfriamento

Se o dia está realmente quente, você pode adquirir um colete de resfriamento para o seu cachorro, ele vai garantir que seu cão permaneça confortável e fresco, mesmo em uma caminhada longa.

#7 Tapete gelado para cães

tapete gelado para cães

O tapete gelado é outro item que pode ajudar a manter o seu cachorro fresco. Ele é feito com um gel especial que consegue resfriar o cão apenas com o próprio peso do corpo, basta o cachorro deitar sobre o tapete alguns minutos e ele já fica geladinho.

#8 Deixe seu cachorro entrar na piscina

cães na piscina

Além de arquejar, os cães se resfriam através das glândulas sudoríparas em suas patas. Colocá-los em uma piscina com água fria pode ajudar a diminuir a sua temperatura corporal.

Você pode utilizar uma pequena piscina de plástico ou até mesmo uma bacia grande. Jamais utilize gelo para resfriar a água em que seu cachorro entrará, pois pode fazer sua temperatura corporal cair muito rapidamente.

Estas foram as dicas para resfriar o seu cachorro em dias quentes. Gostou? Compartilhe esta página com um amigo que não sabe o que fazer em dias quentes para ajudar seu cachorro!

 

Quer aprender como cuidar de um cachorro sem ter nenhuma dor de cabeça? Dá uma olhada nesta página: Como Cuidar de um Cachorro

Dicas

Atualizado há 6 d

Escreva seu comentário



O Gestor Animal é o lugar certo para solucionar todas as dúvidas sobre cães!

facebook gestor animal instagram gestor animal rss gestor animal