Conheça agora tudo sobre a raça Pastor Australiano

Sendo um cachorro único e incomparável, o Pastor Australiano é dono de uma beleza única. Além disso, outras características marcantes são sua inteligência e boa energia. Tudo isso torna o cão muito famoso e desejado por admiradores do mundo inteiro. Saiba mais sobre essa fascinante raça!

Pastor-Australiano
Foto: alkc.org.br

Antes de tudo, é importante ressaltar que, ao contrário do que seu nome indica, essa raça é considerada norte-americana. Mesmo tendo sua origem datada na Austrália, foi no oeste americano que esse cão foi desenvolvido até chegar aos padrões que conhecemos hoje.

História e origem do Pastor Australiano

Como dito anteriormente, o pastor australiano não é original da Austrália. Embora tenha chegado aos Estados Unidos através do país da Oceania. Dessa forma, ao chegarem em terras americanas, acabou sendo batizado com esse nome.

Sua principal função na época era o trabalho como pastor de rebanhos de ovelhas e gados. O trabalho no Oeste estadunidense era muito exigente e difícil. Assim, gerou-se uma série de cruzamentos sob seleções rigorosas. O intuito dessa ação foi aprimorar suas habilidades para o trabalho. Devido a isso, a raça logo se adaptou e conseguiu superar qualquer dificuldade encontrada.

A partir dos anos 50, passou a ser registrada por órgãos especializados. A partir disso, alguns cães dessa espécie podem ser encontrados com pedigree Aussie.

Características

O Pastor Australiano se destaca por sua versatilidade, obediência, pastoreio e agilidade. Ademais, ressalta-se sua habilidade no trabalho com gado.

A média de altura dos cães dessa espécie é de 50cm. Bem como, seu peso é normalmente em torno de 23kg. Tendo expectativa de vida por volta dos 16 anos.

Essa raça não é muito aconselhada para quem não tem um bom espaço em casa. O motivo disso é sua grande energia. O Pastor Australiano precisa de regulares atividades físicas diárias. De preferência, que esses exercícios estejam combinados com desafios físicos e mentais.

Portanto, isso é muito importante, pois em casos onde o animal não pode se exercitar, ele fica frustrado e também dificulta sua convivência.

Cores do Pastor Australiano

Outro fator marcante desta raça são as belíssimas combinações de cores que compõem seus pelos. Vamos à elas!

Merle

Pastor Australiano Merle em pé
Foto: k9web.com

Sendo uma das combinações de cores mais bonitas do reino canino, o cão Pastor Alemão merle tem essa mistura de branco, cinza e alguns detalhes caramelados. Contudo, pode ter ainda outras variações.

Merle vermelho

Pastor Australiano Merle vermelho em pé no gramado
Foto: Pinterest

Essa é uma outra bela mistura de cores que chama a atenção. Aqui os detalhes no pelo são avermelhados seguidos de um cinza com branco e leves toques de caramelo. Uma obra de arte da natureza!

Merle azul

Pastor Australiano Merle azul em pé no gramado
Foto: akc.org

Os cães desse tipo tem no seu pelo um tom azulado e denso. Seguido de detalhes brancos e caramelo.

Preto e branco

Pastor Australiano Preto em pé
Foto: k9web.com

Essa cor é de fato um clássico do mundo canino. Contudo, ela pode variar com outra forma, veja a seguir.

Preto tricolor

Pastor Australiano Preto deitado
Foto: akc.org

Cães desse tipo chamam a atenção pois além do preto e branco, existem detalhes caramelos que dão um charme a mais a esses peludinhos.

Pastor australiano vermelho

Pastor Australiano vermelho
Foto: monica king – Flickr

Por fim, temos esse belíssimo Pastor Alemão com seus pelos longos e avermelhados. Além disso, acompanham alguns detalhes brancos que torna esse cachorro um dos mais belos que existem.

Outras informações sobre o Pastor Australiano

Vale ressaltar que cães dessa raça são muito amorosos, corajosos, independentes, atenciosos e inteligentes. Portanto, não ficam restritos apenas a campos e fazendas, mas também para famílias e residências.

Mas atenção, pois espaço e exercícios para o Pastor Australiano é essencial! Dessa forma, caminhadas e corridas com seus tutores tornam-se boas dicas, pois isso ajuda inclusive a aprofundar ainda mais a relação com o cão.

Bem como, uma boa dica para o cuidado do seu amigo peludo é uma atenção com seus pelos, os escovando uma vez por semana afim de facilitar a remoção de pelos mortos. Ademais, sempre os alimente com boas rações.

Preço

Por fim, ressalta-se que o preço médio de um filhote de Pastor Australiano gira em torno de R$ 4.000, podendo variar devido a sua linhagem e local de nascimento.

Seu cachorro faz xixi e cocô em qualquer lugar?

Clique aqui e saiba como acabar com este problema!

CãesPastor AustralianoRaças de Cães

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gestor Animal © 2022 - Todos os direitos reservados