Conheça agora tudo sobre a raça Welsh Corgi Cardigan

O Welsh Corgi Cardigan não são tão famosos quantos seus irmãos, os Pembroke. Contudo, a beleza, inteligência, rapidez e disposição são as mesmas! Confira tudo sobre essa linda e simpática raça de cães.

grupo de Welsh Corgi Cardigan deitados no gramado
Foto: dogs-ptmagazine.com

Antes de tudo, é importante salientar a diferença entre os Welsh Corgi Cardigan e Pembroke. Apesar de serem muito parecidos, o que detalhe principal que faz a diferença é o rabo. Enquanto o Cardigan possui uma calda longa, o Pembroke tem ela bem curtinha.

Dessa forma, temos um texto explicando todas as curiosidades sobre o Welsh Corgi Pembroke, bem como todas os cuidados, características e cores! Clique aqui e confira!

Origem e história

O local de origem dessa raça é desconhecido. Entretanto, onde mais fizeram sucesso e se desenvolveram melhor foi em Cardiganshire, Gales do Sul, há alguns séculos atrás.

Num primeiro momento, o Corgi foi usado como cão de guarda além de ajudar em caças. Posteriormente, sua habilidade com pastoreio foi descoberta e aplicada. Assim, tornou-se indispensável na condução de gados e rebanhos.

Com o passar do tempo, a raça foi também ganhando espaço nas casas e famílias das cidades, chegando até mesmo a morar em apartamentos, revelando outro lado positivo deste cão: Que é a sua facilidade de adaptação em novos locais.

Características

O Cardigan é um pouco maior e mais pesado que o Pembroke. Além disso, tem o detalhe principal que é o rabo, que diferencia os dois tipos.

O tamanho médio dos machos é de 26 a 30 centímetros, assim como seu peso, que normalmente pode chegar até os 17 kg. Já as fêmeas podem atingir a mesma altura dos machos, mas são um pouco mais leves que eles, podendo chegar até 15 kg.

O Cardigan em especial tem um nível de energia muito grande. Isso deve-se ao seu passado como pastor de rebanhos e gados. Contudo, ele é bastante adaptável e pode viver em espaços menores, mas desde que tenham uma boa rotina de exercícios para gastar sua grande energia.

Cores do Welsh Corgi Cardigan

Diferentemente do Pembroke, os Cardigan possuem uma diversidade maior de cores e combinações. Confira quais são as mais comuns.

Merle azul e branco

Welsh Corgi Cardigan merle em pé olhando para o alto
Foto: dog-learn.com

Uma das cores mais clássicas dessa raça é o merle. Aqui destacamos esse cinza que acaba ficando azulado, e normalmente vem acompanhado de detalhes brancos e até pretos.

O merle também pode aparecer com outras combinações como:

Merle sable e branco

Welsh Corgi Cardigan sable merle e branco
Foto: dog-learn.com

Sendo mais uma variação do tipo de cor merle, exemplares com essas características possuem essa variação com um tipo de caramelo e tons pretos, resultando nesse belíssimo tigrado assim como seu pelo, que é um pouco mais longo. Normalmente, tipos assim podem variar com alguns tons brancos.

Tigrado e branco

Welsh Corgi Cardigan tigrado e branco
Foto: dog-learn.com

Corgis dessas cores apresentam seus detalhes trigrados mais fortes e intensos, além do seu pelo curto. Costumam ser muito comuns entre a raça.

Preto e branco

dupla de Welsh Corgi Cardigan preto e branco no gramado
Foto: loveyourdog.com

Sendo um clássico no mundo canino, o preto e branco também é marcante e está presente entre os Welsh Corgi Cardigan.

Welsh Corgi Cardigan Vermelho e branco

dupla de Welsh Corgi Cardigan vermelho e branco correndo no gramado
Foto: dog-learn.com

Essa é a combinação de cores mais marcante e famosa entre os Cardigan. Esse avermelhado caramelo com branco, seguidos de uma pelagem curta dão a esse cão uma beleza única e marcante.

Mais informações sobre o Welsh Corgi Cardigan

Não se sabe ao certo o motivo, mas os Cardigan são bem menos famosos e comuns que os Pembroke. Nunca tiveram a mesma popularidade que seus irmãos e acabam sempre tendo uma repercussão modesta. Contudo, isso não muda o fato de serem cães lindos, amáveis e muito carinhosos.

Dessa forma, para que seu Corgi possa ter uma vida saudável, é recomendada a alimentação com base em boas rações. Além disso, para os pelos, dê uma boa escovada uma vez por semana, para que assim possa eliminar os pelos mortos.

Bem como, a principal dica para a criação dessa raça é que os exercícios são essenciais! Caso more numa fazenda ou casa com quintal, deixe que o animal seja livre e que possa se exercitar. Contudo, caso viva em apartamento, caminhadas diárias são suficientes para que nosso amigo gaste sua energia.

Preço

Por fim, vale lembrar que um filhote de Welsh Corgi Cardigan pode custar em torno de R$ 4.000, o valor pode variar dependendo da sua linhagem e o local de nascimento.

Seu cachorro faz xixi e cocô em qualquer lugar?

Clique aqui e saiba como acabar com este problema!

CãesRaças de CãesWelsh Corgi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gestor Animal © 2022 - Todos os direitos reservados