Conheça agora tudo sobre a raça Fila Brasileiro

O Fila Brasileiro, como o próprio nome já diz, é uma raça de Mastim que foi criada há séculos no Brasil. Ele é um cão de guarda feroz, com uma cabeça enorme, corpo retangular pesado. Neste artigo, você saberá tudo o que precisa saber desta majestosa raça.

História do Fila Brasileiro

Três cães Filas Brasileiros de pé

As origens exatas do Fila Brasileiro, inclusive quando a raça surgiu, não estão bem registradas. Com base na aparência do Mastiff Brasileiro, acredita-se que a raça foi criada pelo cruzamento de Mastiffs Ingleses, Bulldogs e Bloodhounds, durante os anos de 1600.

Esses cães grandes eram usados pelos proprietários de plantações de colonos para afastar grandes predadores, como onças-pintadas. Eles também eram usados para caçar e localizam gado.

Apesar do tamanho enorme, esses cães de guarda são ágeis. 

Séculos depois, em 1946, foram publicados os primeiros padrões de raça para o Fila Brasileiro. Os habitantes da cidade de São Paulo foram encarregados de manter registros de reprodução. Em 1954, o Clube Kennel do Brasil aceitou a raça, o mesmo aconteceu com com a Federação Cinológica Internacional.

Temperamento e Personalidade

dois Fila Brasileiro um preto e o outro bronze

O temperamento intenso do Fila não é para todos. Embora ele seja carinhoso e dócil com sua família, até mesmo filhos, ele é instintivamente possessivo e territorial, e não é gentil com estranhos. Ele é um feroz protetor de sua família e propriedade. Não espere que ele seja amigável com pessoas que não conhecem.

O Fila Brasileiro é altamente ativo, e precisa de uma atividade, que pode ser qualquer coisa como andar ou atividades diárias de treinamento. Ele não ficará satisfeito parado, sem fazer nada. 

Comece a treinar o filhote de Fila no dia em que você trouzer para csa. Mesmo com semanas, ele é capaz de absorver tudo que você pode ensinar a ele. Não espere até os 6 meses de idade para começar a treiná-lo ou você terá um cão mais difícil para lidar.

Higiene

cachorro fila brasileiro andando pela grama

O Fila tem uma pelagem suave e curta que se desprende, mas é fácil de pentear. Pincele com uma escova de cerdas naturais ou uma luva, uma vez por semana e use um condicionador para preservar o brilho. Dê a ele um banho a cada três meses (ou quando estiver sujo) usando um xampu suave para cães.

O restante são cuidados básicos: verifique seus ouvidos toda semana e limpe-os se necessário. Apare as unhas dos pés regularmente, geralmente uma vez por mês. E mantenha os dentes e as gengivas saudáveis, escovando sempre usando uma escova de dentes macia e pasta de dente para cães aprovada pelo veterinário. Apresente ao Fila à higiene desde muito jovem, para que ele aprenda a aceitar o manuseio e a agitação.

Saúde do Fila Brasileiro

fila brasileiro andando pela grama

O Fila Brasileiro é geralmente saudável, mas, como todas as raças, pode estar sujeito a determinadas condições de saúde.

Nem todos os Filas terão uma ou todas essas doenças, mas é importante estar ciente delas, se você estiver considerando essa raça grande.

Alguns dos problemas de saúde mais comuns dos quais o fila Brasileiro sofre incluem:

  • Displasia do quadril e cotovelo
  • Entrópio (a inversão da pálpebra em uma ou ambas as margens palpebrais)
  • Inchaço

Preço

O preço de um filhote de Fila Brasileiro varia entre R$ 500,00 a R$ 3.000,00. Podendo variar de acordo com sexo, linhagem, local de nascimento e outros fatores.

Seu cachorro faz xixi e cocô em qualquer lugar?

Clique aqui e saiba como acabar com este problema!

CãesFila BrasileiroRaças de Cães

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gestor Animal © 2022 - Todos os direitos reservados