Soluço é algo comum para nós seres humanos, mas será que é normal quando seu cachorro tem soluço? Neste artigo, você descobrirá o que deixa o cachorro com soluço e como agir nesta situação!
Assim, como nos humanos, um espasmo no diafragma, o músculo que fica em baixo dos pulmões, pode causar soluços em cachorros. O espasmo faz com que a glote, a abertura entre as cordas vocais, feche de repente. Logo depois, isso pode resultar em um som “hic”. Além disso, os filhotes às vezes tem soluços após comer ou beber muito rápido. Bem como, quando estão muito cansados, ou muito animados. Ou quando estão com muito frio.
Os cientistas não sabem por que humanos, cães e outros mamíferos soluçam. Uma soluços são um resquício de quando estávamos nos desenvolvendo no útero. Soluços fetais foram documentados em muitas espécies de mamíferos. Pode ser que o soluço seja uma forma de testar os músculos respiratórios.
Essa teoria pode explicar por que os soluços são muito mais comuns em filhotes do que em cães adultos. De acordo que seu filhote vai envelhecendo, ele provavelmente terá soluço com menos frequência.
Outra teoria é que o soluço são a forma que o seu cachorro usa para aliviar os gases ou uma dor de barriga.
A princípio, os soluços desaparecem por conta própria.
Não adianta tentar assustar seu cão ou puxar sua língua para fazer os soluços sumirem. Aliás, o susto ou puxão da língua, e qualquer outro remédio que você use, irá incomodar mais que os soluços.
Caso seu cão tiver soluços por mais de algumas horas, ou se os soluços do seu cão mudarem para um som chiado, causando respiração irregular ou difícil, você deve levá-lo ao veterinário. Para ele realizar um check-up. Soluços intratáveis podem ser o sintoma de um problema sério.
Deixe um comentário