Fox paulistinha: Conheça tudo sobre o Terrier brasileiro

Muito alegres, divertidos, brincalhões e que estão sempre de bem com a vida, assim são descritos os cães que pertençam a raça fox paulistinha. Acompanhe aqui mais informações sobre eles bem como todas as curiosidades, histórias e características.

fox paulistinha tricolor de frente
Foto: dogbreedslist.info

A principio, acreditam que um dos parentes próximos do Fox Paulistinha seja o Jack Russel Terrier. Dessa forma, você pode saber mais sobre eles clicando aqui e conferindo um artigo feito por nós que traz tudo sobre esses cães.

História e origem

Como dito anteriormente, acredita-se que o Fox Paulistinha tenha origem a partir de cruzamentos acidentais entre o Jack Russel Terrier e o Fox Terrier, assim que essas raças chegaram ao Brasil, na época da colonização. Acabou que o surgimento dessa nova raça ajudou no trabalho de combate a roedores nos navios durante as viagens e também nas cidades.

Características

Conhecido por seu espírito de lealdade e companheirismo, o Fox Paulistinha tem ganho cada vez mais a preferência das famílias na hora da adoção de um cachorrinho. Sendo uma das poucas raças de origem aqui no Brasil, isso ajuda na identificação por parte dos brasileiros com esses bichos.

Donos de uma grande inteligência, costumam aprender diversos truques com facilidade. Além disso, a interação com humanos pra raça é algo fundamental. Sendo assim, temos dois pontos importantes do Fox Paulistinha: Uma boa rotina de atividades e brincadeiras, para gastar sua energia seguidas de boas doses de muita atenção e carinho.

Bem como, os machos da raça podem atingir de 35 a 40cm, enquanto as fêmeas de 33 a 38cm. Já no peso, independentemente do sexo do animais, eles podem pesar, em condições normais, por volta dos 10kg.

Cores do Fox Paulistinha

Apesar de muito belos e fofos, os cachorros dessa raça não possuem uma grande variedade de cores. Contudo, as que existem são capazes de proporcionar uma beleza na pelagem sem igual! Vamos à elas:

Preto e branco

fox paulistinha preto e branco filhote andando no gramado
Foto: mydogbreeds.com

Começamos por essa que é uma das cores mais clássicas do mundo canino. Sem dúvidas você já deve ter visto por aí algum cachorrinho preto e branco, certo? Com o Fox Paulistinha também não é diferente! Essa combinação de cores se faz presente na raça, realçando ainda mais a beleza deles.

Tricolor

fox paulistinha tricolor deitado no gramado
Foto: 101dogbreeds.com

Sem dúvidas essa é a combinação de cores mais comum na raça. Não muito diferente do preto e branco, o que ganha um destaque aqui são as manchas em cor caramelo que os cães podem ter na face, trazendo um charme a mais para eles!

Marrom e branco

fox paulistinha marrom andando sobre as pedras
Foto: .flickr.com/ Walberth Mascarenha

Por fim, essa que também é outra combinação de cores que traz uma beleza única a esses cães. O marrom pode ter um tom mais forte, intenso e mais espalhado pelo corpo. Ou então, apenas manchinhas que se distribuídas pela pelagem branca dominante.

Outras informações sobre o Fox Paulistinha

Sendo um cão que tem uma boa saúde, os cuidados com ele não requerem nada muito especial além de boa alimentação, consultas regulares com seu veterinário e vacinação/ vermifugação em dia. Bem como, é preciso reservar uma parte do dia para que ele possa se exercitar e, de preferência, junto com seu tutor.

Ademais, como foi dito mais acima sobre as raças que originaram o Fox Paulistinha, alguns pesquisadores ainda defendem que o mesmo pode ter também traços de chihuahua e pinscher.

Por último, essa raça ganhou muita fama no Brasil com esse nome, que teve origem no interior do estado de São Paulo. Entretanto, não se trata do seu nome real que é Terrier Brasileiro. Além disso, ele é conhecido popularmente por “Foquinho” em Minas Gerais e apenas “Fox” no Rio Grande do Sul.

Preço

O preço de um filhote de Fox Paulistinha pode variar entre R$ 500,00 e R$ 3.000,00. Fatores como sexo, linhagem e local de nascimento influenciam no valor.

Seu cachorro faz xixi e cocô em qualquer lugar?

Clique aqui e saiba como acabar com este problema!

CãesFox PaulistinhaRaças de Cães

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gestor Animal © 2022 - Todos os direitos reservados