Saiba como os cães escolhem sua pessoa favorita

É bastante comum cães que pertencem a uma pessoa possuir um apreço maior por outra pessoa da família. Por exemplo seu cão pode lhe amar, porém não tanto quanto ama ficar com sua mãe ou com seu filho.

Para saber de quem seu cachorro gosta mais, coloque as pessoas de sua família nos extremos opostos de uma sala, e veja para onde o cãozinho vai primeiro.

Entenda como os cães escolhem sua pessoa favorita e aprenda como se tornar ela:

Socialização

filhote de cachorro dormindo com a dona

Muitos cães se entregam mais a pessoa que o cuida durante seu período mais importante de socialização, que ocorre do primeiro mês até o quarto mês de vida. Saiba mais em: Entenda facilmente as 5 principais fases de vida de um cachorro.

Nesta idade, os cérebros dos cachorrinhos são incrivelmente receptivos, e suas experiências sociais iniciais os influenciam pelo resto de suas vidas.

Se o seu cão já era um pouco mais velho quando você o adotou, não se preocupe, não é tarde demais para se tornar sua pessoa favorita. Embora as experiências iniciais sejam importantes, a continuação da socialização ao longo de sua vida é muito importante!

Atenção e carinho

mulher fazendo carinho em cachorro

Além da socialização inicial, a maioria dos cães tendem a se apegar à pessoa que lhes dá mais atenção. Por exemplo, em uma família com pai, mãe e dois filhos, o cão pode favorecer o pai que preenche sua tigela todas as manhãs e o leva para passear todas as noites.

Outra coisa importante é o afeto físico, que é capaz de solidificar o vínculo entre o cão e a pessoa. Se uma pessoa fica parada na frente de um cachorro, sua relação com o cão continuará na mesma. Mas se esta pessoa der ao cão carinho e brincadeiras o vínculo entre ela e o cachorro aumentará.

Para alguns cães, não é apenas a quantidade de atenção e carinho que importa, mas a qualidade destas interações.

Reforço positivo

cachorro ganhando petisco

Além da atenção e carinho, os cães vinculam sua afeição por uma pessoa dependendo da quantidade de reforço positivo que ele recebe dela. Em outras palavras, quando uma pessoa é a fonte de coisas boas, o cão forma um bom vínculo.

Quando você pensa sobre isso, faz muito sentido. Um cão sempre irá amar a pessoa que lhe dá petiscos, carinho e brinquedo.

Apesar disso, eles também sabem que a pessoa que os alimenta com mais frequência é uma pessoa bastante importante em suas vidas.

Personalidade humana e raça

mulher na rede fazendo carinho em cachorro

Você com certeza já conheceu um cachorro que se parece e se comporta como seu dono. Os cães muitas vezes escolhem uma pessoa favorita que combina com seu próprio nível de energia e personalidade.

Por isso, entra a questão da raça, algumas raças de cães são mais ativas, carinhosas, inteligentes, reservadas do que outras.

Como se tornar a pessoa favorita de seu cachorro?

mulher beijando cachorro

Se você tem a sensação de que você não é a pessoa favorita do seu cachorro, não se desespere. Você pode melhorar e aumentar o vínculo entre vocês. A maneira mais fácil e mais divertida é passar pelo menos 30 minutos, todos os dias, fazendo uma atividade com seu cachorro.

Aqui estão algumas dicas de atividades para fazer com seu cachorro:

  • Pegar a bola
  • Cabo de guerra
  • Esconde-esconde
  • Corrida

Tenha em mente que você estará fazendo um treinamento para aumentar o vínculo entre vocês dois, então não deixe de fazer. Uma dica: durante as brincadeiras, dê alguns petiscos ao cachorro para melhorar o reforço positivo.

É desta forma que você se torna a pessoa favorita de seu cachorro, coloque nossas dicas em prática e seja mais feliz.

Quer aprender como cuidar de um cachorro sem ter nenhuma dor de cabeça? Clique aqui e descubra!

Comportamento

Atualizado em 10/04/2018

Escreva seu comentário



O Gestor Animal é o lugar certo para solucionar todas as dúvidas sobre cães!

facebook gestor animal instagram gestor animal rss gestor animal