Sintomas de raiva em cachorro: Saiba como reconhecer!

A raiva é uma doença comum que assola muitos animais. Animais infectados com raiva conseguem transmitir para outros através de sua saliva. Neste artigo, você descobrirá como identificar os sintomas de raiva em cachorro.

Os cachorros são capazes não apenas de contrair esta doença, mas também de transmiti-la aos seus donos. Todos os donos de cães devem estar cientes de como os cães contraem raiva para que saibam o que fazer para evitar que isso aconteça com seus animais de estimação.

Como o cachorro contrai a raiva

cachorro mostrando os dentes

Os cães contraem raiva de uma das duas maneiras principais:

  • Mordida de animal: O método mais comum de contrair raiva é através da mordida de um animal infectado. Altos níveis do vírus geralmente estão presentes na saliva de um animal infectado. Se um animal portador do vírus morder o cão, existe uma grande possibilidade de o cão contrair o vírus também.
  • Coçar, arranhão: Um arranhão também pode fazer com que a infecção se espalhe de um animal para outro, se a saliva entrar na ferida (o arranhão em si não transmitirá o vírus, mas fornecerá uma rota pela qual a saliva pode contaminar a ferida). Na verdade, cães com qualquer tipo de ferida aberta também podem pegar a doença se a saliva do outro animal entrar em contato com ela.

Como se prevenir da raiva?

cachorro tomando vacina da raiva

A raiva é certamente assustadora, mas felizmente, é muito fácil de prevenir atualmente.

  • Seja vacinado: A melhor maneira de prevenir a raiva é se vacinar. Todos os cães (e gatos) devem receber esta vacina, e as pessoas que estão em maior risco de contrair o vírus também devem. Em muitos lugares, a vacinação anti-rábica é exigida para animais de estimação. Você deve vacinar seu animal de estimação para a segurança dele, para a sua segurança e o de outras pessoas.
  • Esteja alerta: Outra forma de evitar que os cães contraiam raiva é mantê-los dentro de casa sempre que possível. Não é ideal deixar um animal correr solto, pois isso dá a ele uma melhor oportunidade de entrar em contato com outro animal infectado com a doença.
  • Evite animais estranhos e perdidos: Também é melhor ficar longe de animais vadios. Alguns podem parecer amigáveis, mas não há como saber se aquele animal está ou não vacinado contra a doença. Também pode ser difícil dizer se o animal já tem a raiva ou não. Animais infectados com raiva frequentemente agem de forma estranha, mostrando uma falta de medo normal em relação a outros animais e humanos.

Sintomas de raiva em cachorro

cachorro feroz

Alguns cachorros não mostram sinais de sintomas de raiva inicialmente, enquanto outros começam a mudar rapidamente, exibindo comportamento estranhos. Aqui estão alguns sintomas da raiva:

  • Aumento da agressão ou irritabilidade;
  • Salivação excessiva;
  • Substância espumosa e branca que fica nos cantos da boca;
  • Dificuldade em engolir;
  • Falta de coordenação muscular;
  • Paralisia
  • Convulsões;
  • Febre;
  • Mudança no som do latido de um cachorro 

A raiva é uma doença grave que precisa ser tratada como tal. É importante que os donos de cães fiquem de olho em seus animais de estimação para que não entrem em contato com animais selvagens que possam transmitir raiva. 

Os donos de cães devem fazer tudo o que estiver ao seu alcance para evitar que seus cães contraiam raiva e levá-los ao veterinário imediatamente se algum sintoma for detectado.

Seu cachorro faz xixi e cocô em qualquer lugar?

Clique aqui e saiba como acabar com este problema!

CãesDicasSaúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gestor Animal © 2022 - Todos os direitos reservados