Cachorro Terra-Nova: Preço, origem, características e curiosidades

Muito inteligente e um exímio cão nadador, essas são as virtudes que tornam os cachorros da raça Terra-Nova mundialmente conhecidos. Mas suas qualidades não se resume a apenas essas duas características, existem várias outras! Conheça elas assim como demais curiosidades e aspectos desse gigante peludo.

cão terra-nova preto andando na floresta
Foto: barkpost.com

Forte e bastante musculoso, o Terra-Nova é um cachorro de grande porte. Da mesma forma, o seu coração é proporcional a seu tamanhão, pois são bichos muito carinhosos, obedientes, companheiros e fiéis. Assim, conheça mais sobre esse incrível cachorro.

História e origem

Seu nome já revela muito sobre sua origem. O Terra-Nova (em inglês Newfoundland) é uma raça que surgiu na Ilha Newfoundland (ou seja, Ilha Terra-Nova), no Canadá. Teve sua origem e descendência de cães indígenas e do grande-cão-urso-preto, que chegaram em Newfoundland por volta dos anos 1.100, junto com os vikings.

Bem como, com a chegada de europeus à ilha, outras raças de cães foram introduzidas na região. Isso fez com que o Terra-Nova obtivesse uma reformulação e fortalecimento, mas mantendo características essenciais da raça. Esse fato acabou sendo crucial para todos os aspectos que hoje conhecemos sobre eles.

Características

Graças ao seu passado, hoje o Terra-Nova possui aptidões que o permite encarar o rigor do clima extremo da região onde é natural além de ser muito utilizado como cão salva-vidas em mares adversos.

Trata-se de um cão muito paciente, tolerante, dócil e tranquilo com todos. Com expectativa de vida em torno dos 10 anos, média de peso em 60kg e altura em torno de 68cm. E mesmo com todo seu tamanho, são muito recomendados para o convívio com crianças, pois eles medem sua força, além de serem muito delicados e gentis. Mas atenção, pois o convívio com outras pessoas para essa raça é muito importante.

Cuidados

Primeiro que eles precisam desse contato para não tornarem-se cães hostis, medrosos ou desenvolverem algum transtorno de ansiedade. Segundo que eles precisam dormir perto de sua família, ao invés de isolados em quintais ou áreas externas da casa. Portanto, cães dessa raça não pode ficar longos períodos de tempo sozinhos.

Bem como, apartamento e residências muito pequenas não são muito indicadas para ser o lar de cães Terra-Nova. Mas tendo um espacinho só para eles além de algumas atividades regulares são boas indicações para contornar essa questão.

Falando em exercícios, não é preciso muito para eles. Da mesma forma deve-se evitar exageros nessa questão, pois pode acabar lhe fazendo mal. Diante disso, um boa dica é que permitir que esses cães possam nadar de maneira regular, já que isso é um dos maiores prazeres da vida deles. Caso tenha piscina em casa, uma dica importante é que após o mergulho, dê um banho de água corrente no animal afim de retirar o cloro, que pode prejudicar a saúde deles.

O cuidado com o pelo também requer muita atenção, pois a pelagem dessa raça possui características únicas que o ajudam em suas atividades do dia a dia. O mesmo deve ser escovado com frequência, mas banhos devem ter um espaço razoável de tempo. A explicação disso é que os pelos do Terra-nova são oleosos e isso os facilita no desempenho durante a natação. Dessa forma, banhos com shampoos e outros produtos podem causar um desequilíbrio.

Cores do Terra-Nova

Falando na pelagem, os cães dessa raça possuem pouca variação de cores. Contudo, dentro das que existem, é notável uma beleza sem igual, tornando esses cães um dos mais lindos do mundo!

Preto

cachorro terra-nova preto deitado no gramado
Foto: dogbreedslist.info

Considerada a cor clássica da raça, o Terra-nova da cor preta tem um brilho no pelo única, o que o torna muito bonito e vistoso, além de ajudar a enfrentar o frio de suas terras de origem.

Preto e branco

cachorro terra-nova preto e branco em pé no gramado
Foto: askideas.com

Uma das combinações de cores mais clássicas entre os cães também se faz presente com o Terra-Nova. O preto e branco é capaz de realçar ainda mais a beleza de qualquer raça, independente da forma como estão nas pelagens. O resultado sempre será um cachorro muito belo!

Cinzento

cachorro terra-nova cinzento em pé
Foto: worlddogfinder.com

Chegamos a um tom curioso. Uma mistura de preto com branco meio grisalho resulta nesse cinzento, que traz um charme a mais a essa raça que já é cheia de atributos!

Marrom

cachorro terra-nova marrom em pé no gramado
Foto: vetstreet.com

Outra cor muito bonita e comum entre os cães também se faz presente com o Terra-nova que é o marrom caramelo. Deixando esse peludinho parecendo um ursinho de pelúcia!

Outras informações

Há registros que constam que o maior cão dessa raça tinha quase dois metros e pesava 117kg! Essas proporções são equivalentes a de um filhote de elefante.

Do mesmo modo, outro destaque vai para sua calda, larga e forte na raiz, que permite o cão usá-la como um tipo de remo. Isso realça ainda mais as características de exímio nadador que o Terra-Nova tem.

Preço

Trata-se de uma das raças mais caras do mundo, do mesmo jeito que não pode ser facilmente encontrado. Portanto, o preço de um filhote Terra-Nova pode variar entre R$ 6.000,00 e R$ 10.000,00. Fatores como sexo, linhagem e local de nascimento também influenciam no valor.

Clique aqui e saiba tudo sobre o Fox Paulistinha: O Terrier brasileiro!

Seu cachorro faz xixi e cocô em qualquer lugar?

Clique aqui e saiba como acabar com este problema!

CãesRaças de CãesTerra-Nova

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gestor Animal © 2022 - Todos os direitos reservados