Memorável por sua pelagem sem pêlos, o gato sphynx é doce, bobo e um companheiro encantador. Adoram estar perto de pessoas, são atléticos e são amigáveis.
Nem todos os Sphynx são completamente sem pêlos, alguns deles possuem uma penugem fina de pêssego que faz com que sua pele seja aveludada.
O gato Sphynx foi a primeira raça de gatos sem pelos que foi produzido especialmente para ter essa característica. O programa de criação começou em 1966, em Ontário, no Canadá, quando um gato gerou um gato sem pelos. Por conta do nome (em inglês, “sphinx” significa esfinge), é comum presumir que os gatos de raça Sphynx possuem origem egípcia. Porém, a maioria dos gatos da raça Sphynx que estão vivos hoje em dia, são descendentes de três gatinhos que nasceram no Canadá em 1978.
Os gatos dessa raça costumam ser devotados e leais a seus humanos, eles seguem os seus humanos abanando a cauda, como se fosse um cachorrinho. Eles exigem sua atenção incondicional, e são tão travessos quanto crianças. Apesar de sua aparência alienígena e única, conquistaram seguidores ativos e entusiasmados.
O Sphynx é um gato de tamanho médio, com uma aparência marcante, conseguimos identificá-lo pela sua pele enrugada e sem pelos, com orelhas grandes.
Ele tem um corpo elegante e musculoso, denso e pesado para seu tamanho.
Sua cabeça é triangular com olhos arregalados e maçãs do rosto que se sobressarem que lembram gatos do Egito antigo, uma semelhança que inspirou o nome dessa raça.
Suas cores e marcações podem ser bastante variadas e podem aparecer praticamente de qualquer cor ou padrão, podendo ser sólido, malhado ou uma carapaça de tartatuga.
A raça possui uma tendência de ter problemas de pele, incluindo o desenvolvimento de erupções cutâneas e infecções por fungos.
É necessário tomar um cuidado especial com o gato Sphynx em relação as queimaduras do Sol.
Como todos os gatos, é essencial ter a vacinação em dia para a proteção contra doenças, e realizar exames veterinários anuais.
Os Sphynx adoram comida, eles iram comer tudo o que for oferecido, mas mesmo assim deve-se prestar muita atenção à alimentação deles.
Eles possuem um metabolismo alto, e um sistema de digestão sensível. A recomendação é haver pequenas refeições ao longo do dia. Com essa maneira, evita os gatos a se desinteressarem pela comida.
Especialistas sugerem uma dieta rotativa de peixe cru, como atum ou sardinha, além de ração e comida de gato enlatada.
Seus donos devem prestar atenção em manter a pele do gato Sphynx limpa e macia. Sua pele precisa ser limpa a cada semana para ser removido suas secreções oleosas. Estas secreções também devem ser limpas regularmente do ouvido externo para evitar infecções.
Agora que você sabe tudo sobre raça de gato Sphynx, conhece algum amigo que seja apaixonado por gatos, compartilhe este artigo com ele, imagine o quão incrível ele achará esta raça.
Aproveita e deixa um comentário para a gente aqui embaixo falando o que você acha desta raça e se você tem vontade de ter um.
Veja também: Conheça tudo sobre o Gato Gigante
Deixe um comentário