Conheça agora tudo sobre o Gato Siamês

O sofisticado gato siamês parece que está vestido para um baile de máscaras elegante, usando roupas de noite mais pálida, com acessórios chiques pretos, e olhos azuis.

Carinhoso com a família, este gatinho ama conversar. Se você tem um gato siamês em casa, prepare-se para ter algumas conversas longas.

Um tempo para diversão também é necessário para este gato. Isso fará com que o seu gato seja saudável e permitirá que vocês passem um tempo de qualidade juntos.

História do Gato Siamês

Gato Siamês deitado na grama

Gatos com pelos de cor clara, com máscara, orelhas e caudas pretas, são conhecidos na Tailândia há séculos. Os manuscritos mais antigos mostram os gatos, porém eles não foram vistos no Ocidente até o final do século XIX, quando foram exibidos em um show em Londres. Nem todos apreciavam a aparência incomum do Siamês, mas rapidamente se tornaram o animal de estimação da moda. 

O Siamês é uma raça natural, o que significa que seu padrão apontado como original foi o resultado de uma mutação genética. Esta raça contribuiu para criação de várias outras raças.

O Siamês é reconhecida por todas as associações de gatos.

Personalidade

Gato Siamês no gramado com folhas secas

Uma das coisas mais importantes a saber sobre esses gatos, é que eles são falantes e opinativos. Gatos siameses gostam muito do seu povo, eles gostam de ser “úteis” e o seguira e supervisioná todos os seus movimentos. Quando estiver sentado, seu siamês ficará em seu colo, e à noite ele estará, provavelmente, debaixo das cobertas com a cabeça no travesseiro.

Não se esqueça de ter tempo o suficiente para ficar com este gato, que é exigente e social. Os siameses não gostam de ficar sozinhos por longos períodos, e se você trabalha durante o dia, pode ser interessante ter dois deles para que façam companhia um ao outro.

O siamês é altamente inteligente, ágil, atlético e adora brincadeiras. Mantenha ele ocupado, e ativo com brinquedos. Nunca o deixe sem qualquer forma de entretenimento.

Escolha um gato siamês se você deseja passar um tempo e interagir com ele.

Saúde

Gato Siamês comendo

Tanto os gatos de raça pura, quantos os de raça mistas tem diferentes problemas de saúde que podem ser de natureza genética. Os problemas que podem afetar os siameses incluem:

  • Amiloidose: uma doença que ocorre quando um tipo de proteína chamada amilóide é depositada nos órgãos do corpo, principalmente no fígados dos siameses.
  • Asma/Doença Brônquica
  • Cardiopatias congênitas

Cuidados 

Gato Siamês em cima de táboa

A pelagem curta e fina dos siameses é facilmente tratada, com penteação semanal para remover os pelos mortos, e distribuir a oleosidade da pele. Escove seus dentes para evitar doenças periodontais. A higiene dental diária é melhor, mas a escovação semanal pode ser uma opção.

Uma boa idéia é manter um siamês em ambientes fechados para protegê-lo de doenças transmitidas por outros gatos, ataques de cães e outros perigos que os gatos enfrentam ao ar livre.

Aparência do Gato Siamês

Gato Siamês na grama

A maioria das associações de gatos exige que os gatos siamês tenham um corpo esbelto porém musculoso. A cabeça em forma de cunha, é longa e afiada da ponta estreita do nariz até as pontas das orelhas, formando um triângulo. As orelhas grandes são largas na base, e pontudas na ponta. Os olhos de tamanho média em forma de amêndoa são sempre de um azul intenso e vívido. Seu corpo é caracterizado como tubular, e é apoiado por pernas longas e finas, com as patas traseiras mais altas que as patas dianteiras.

Crianças e outros animais de estimação

Dois Gatos Siamêses no colo

O siamês por ser ativo e social é a escolha perfeita para famílias com crianças e cães que adoram gatos. Ele vai brincar muito, aprende truques facilmente e adora a atenção que recebe de crianças que o tratam com respeito.

Agora que você sabe tudo sobre raça de gato Siamês, conhece algum amigo que seja apaixonado por gatos, compartilhe este artigo com ele, imagine o quão incrível ele achará esta raça.

Aproveita e deixa um comentário para a gente aqui embaixo falando o que você acha desta raça e se você tem vontade de ter um.

Veja também: Conheça tudo sobre o Gato Gigante

Seu cachorro faz xixi e cocô em qualquer lugar?

Clique aqui e saiba como acabar com este problema!

GatosRaças de GatosSiamês

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gestor Animal © 2022 - Todos os direitos reservados