O Border Collie é uma raça inglesa fascinante de cães tendo destaque para sua grande variedade de cores. Conheça um pouco mais sobre a raça e também as tonalidades desses peludos.
Cães pastores fazem parte da história devido a sua importância no trabalho de conduzir os gados e rebanhos (principalmente de ovelhas) e com o Border Collie não é diferente. Muito importante nas atividades de pastoreio, os cães desta raça se destacavam pela forma em que conduziam o rebanho ou gado, apenas o cercando de modo ágil, sem latir ou mordiscar.
Tendo sua origem na Grã-Bretanha, teve seu nome oficialmente registrado em 1925, tendo referências às suas origens entre a fronteira da Inglaterra com a Escócia.
Essa raça possui dois tipos de pelo: Curtos e macios ou longos de grosso. Mas ambos aspectos contam com um sub pelo macio e denso, que os protegem de picos de temperaturas. Contudo, um dos fatores que mais chamam atenção na raça é a diversidade em suas cores, o Border Collie possui uma riqueza única. Conheça agora!
Difíceis de encontrar, cães dessa raça brancos costumam ser provenientes de cruzamentos com outras raças. Contudo, continuam sendo um belo e fofo floco de neve!
Já um cor muito comum nessa raça é o preto. Bem como ele pode ser seguido de detalhes brancos pelo corpo, mais comuns na face ou peito do animal.
Aqui temos um tom especial que pode de longe até parecer com um preto. Contudo, um leve toque acinzentado causa um efeito azulado brilhoso que deixam esses cães ainda mais belos. Bem como, eles podem ter essa cor em sua totalidade ou então, possuir alguns detalhes brancos pelo corpo.
Seguindo a linha de análise apresentada mais acima, cães deste tipo possuem o mesmo detalhe acinzentado que culmina num efeito azul. Entretanto, nesses casos do merle, seguem manchas de cores sólidas ou bicolor. No geral apenas detalhes pretos ou pretos com toques de caramelo.
Aqui seguimos o mesmo tipo de merle. Desta vez a combinação do branco com tons fracos de caramelo resultam nessa cor avermelhada seguida de branco que realça ainda mais a beleza desta raça!
Continuamos abordando esse tipo de pelagem trazendo outra bela combinação de cores que mostram o quanto a diversidade de tons na pelagem do Border Collie é fascinante!
Uma combinação de cores muito bonita é o tigrado. Um dourado seguido de listras pretas iguais a de um tigre. Além disso, poderá haver alguns detalhes na cor branca também.
Aqui temos um tom polêmico… “Como assim cachorro lilás” você deve estar se perguntando. Trata-se do tom parecido com que o efeito da mistura de cores causa. Podemos ver que nesse caso o cinza acaba sendo influenciado por um tom avermelhado fraco que resulta nesse tom lilás, que é muito belo e raro!
Aqui temos um belo tom num estilo amarronzado podendo conter também alguns detalhes brancos nas patas, focinho e peito do cão.
Continuando nesse tom meio amarronzado, devido a sua intensidade, ele pode ocasionar outros tons como o chocolate.
Agora vamos falar sobre os famosos tons caramelos. Contudo, para as cores do Border Collie, não falamos de um caramelo comum. As combinações dos tons acabam ocasionando cores como a vermelha. Isso se deve a intensidade que por serem um pouco mais escuras, causam esse denotação avermelhada.
Por fim esse tom que é talvez o mais famosos e comum da raça. Esse belo tom amarelo, aliado ao brilho do formoso pelo do Boder Collie resulta nesse efeito dourado magnífico.
Clique aqui e conheça todas as cores do Bull dog francês!
Acabei de adotar um Border que estava perdido na rua. Segundo a veterinária deve ter entre 3 e 5 anos. Eu vivo sozinho em santa maria RS e viajo para Florianópolis quase toda semana o que significa que ele fica sozinho quatro dias frequentemente, alternando com minha presença seguida nas semanas que estou direto aqui. Ele vem respondendo bem muito calmo parado sempre deitado no pátio. Não é de maneira nenhuma agitado ao contrario. Achas que com o tempo ele pode vir a apresentar comportamento adverso diante dessa condição. Vivo em um grande residencial com áreas verdes e ele quando quer pode fugir e passear mas não faz isso com frequência. Fico preocupado se no futuro apresentar alternância de personalidade que possa causar dificuldade em sua criação.