O gato espirrando pode ser um dos sons mais fofos que você já ouviu, mas é sempre motivo de preocupação? Assim como os humanos, os gatos podem pegar resfriado e sofrer de infecções respiratórias e sinusais. No entanto, existem outras condições que também podem levar a esses espirros.
Antes de mais nada, os gatos podem espirrar por vários motivos, como:
Antes de mais nada não há razão para se preocupar com espirros ocasionais aqui e ali. Pois pode ser apenas algo no ar irritando sua passagem nasal. Por outro lado, se for mais do que apenas ocasional, procure padrões: isso acontece na mesma hora do dia? Isso só acontece em um determinado lugar ou durante atividades familiares? Procurar padrões pode ajudar a determinar se o seu gato está espirrando devido a algo irritante. Ou então, se é causado por uma infecção ou outra doença subjacente.
Caso você tenha notado que seu gato está espirrando muito, com corrimento pelo nariz ou olhos. Juntamente com falta de energia e perda de apetite, então pode ser algo com que se preocupar. Espirros acompanhados de outros sintomas podem ser um sinal de que seu gato está sofrendo de uma infecção respiratória aguda. Ou então outra doença subjacente que pode exigir cuidados veterinários.
A princípio, Os sintomas comuns de infecção respiratória superior em gatos incluem:
Primeiramente, o tratamento para infecções respiratórias agudas depende da gravidade. Contudo, em casos graves, pode ser necessário tratamento, como:
Além de espirros frequentes, os sinais de rinite e sinusite em gatos incluem:
O diagnóstico de rinite e sinusite envolve uma avaliação do histórico médico do seu gato. Além disso, um exame físico completo. Bem como uma rinoscopia veterinária, que envolve a inserção de um pequeno endoscópio no nariz. Ou na boca para melhor visualização da estrutura nasal. Assim também pode ser necessária junto, uma lavagem nasal para coletar as amostras.
Por fim, o tratamento pode incluir rubor nasal e antibióticos de amplo espectro para tratar ou prevenir infecções bacterianas. Além disso, uma dose de esteroides para abrir as cavidades nasais e sinusais. Fluidos intravenosos e suporte nutricional também podem ser necessários em casos graves.
Os sintomas das doenças respiratórias crônicas em gatos são semelhantes às infecções respiratórias agudas. Contudo persistem durante semanas ou meses ou em intervalos de algumas semanas. Além disso, condições como a rinite crônica também podem levar a infecções bacterianas recorrentes, que podem piorar os sintomas.
Ademais, esses sintomas podem incluir:
Em condições crônicas, a investigação é necessária para determinar as causas subjacentes, incluindo:
Saiba quais são as principais doenças de pele em gatos, clicando aqui.
Deixe um comentário