Saiba quais são as principais doenças de pele em gatos

Doenças de pele em gatos são, infelizmente, bastante comuns. Parasitas como pulgas ou ácaros, infecções fúngicas ou bacterianas. Além disso, alergias, estresse, lesões. Mais raramente, desequilíbrios hormonais causam problemas de pele em gatos.

Aqui estão algumas doenças de pele em gatos e como lidar com cada um:

gato se coçando doença de pele em gatos

Abscessos

Os abscessos são um dos muitos problemas comuns de pele em gatos. Um abscesso é uma coleção dolorosa de pus no local de uma picada ou ferida perfurada. Os abscessos formam um inchaço firme que se torna macio com o tempo e pode romper e liberar secreção purulenta. Embora a maioria dos abscessos relacionados à luta de gatos sejam encontrados nos quartos dianteiros ou no abdômen de um gato, eles às vezes podem aparecer perto da cauda se um gato for mordido ao tentar fugir. A melhor maneira de prevenir abscessos é manter o gato dentro de casa.

Dermatite de contato

filhote de gato se coçando

Problemas de pele de gato às vezes aparecem como inchaços vermelhos e coceira. Na dermatite de contato, terá inchaços vermelhos que coçam e a pele inflamada no local de contato com um produto químico ou qualquer coisa irritante. Aliás, os pratos de borracha ou de plástico para alimentos também podem causar dermatite de contato. A melhor maneira de prevenir a dermatite de contato é manter os gatos longe de áreas onde você usa quaisquer produtos químicos. Além disso, alimentá-los com tigelas ou pratos de vidro, aço inoxidável ou cerâmica sem chumbo.

Ácaros na orelha

Se seu gato está inclinando e balançando a cabeça. Bem como, coçando as orelhas e tem excesso de material marrom ou ceroso em seu canal auditivo, ele pode ter ácaros. Esta condição causa coceira e irritação e, se não tratada, pode levar à infecção bacteriana. Os ácaros na orelha em gatos são tratados com a aplicação de gotas que contêm uma substância química que mata os ácaros. Além disso, com a limpeza das orelhas com um algodão.

Alergia Alimentar

gato se coçando

Alguns gatos são mais sensíveis a certos ingredientes ou conservantes em seus alimentos. Resultando em coceira intensa na cabeça, pescoço e costas, e inchaço das pálpebras. Frequentemente, complica-se pela perda de cabelo e feridas escorrendo de arranhões e mordidas constantes. O tratamento para doenças de pele em gatos como este normalmente envolve uma dieta de eliminação para ver qual ingrediente o gato está reagindo. Alguns veterinários podem dar injeções de esteroides. Assim também, alivia o inchaço.e a coceira. Dessa forma, dar à pele uma chance de se curar de qualquer dano.

Alopecia

É o afinamento do pelo em uma faixa nas costas ou no abdômen, causado pela autolimpeza compulsiva. O estresse muitas vezes causa limpeza compulsiva. Dessa forma, o tratamento envolve minimizar o nível de estresse do gato afetado por meio do uso de difusores de feromônio felino, criando um ambiente calmo e redirecionando a energia nervosa do gato durante a brincadeira. Em casos graves de queda de cabelo em gatos, os veterinários podem recomendar um curso curto de medicamentos ansiolíticos.

Se você suspeita que seu gato tem um desses problemas comuns de pele de gato, examine a área afetada, observe os sintomas que você vê e entre em contato com o seu veterinário. Qualquer um desses problemas de pele do gato, bem como nódulos inexplicáveis, inchaços ou feridas abertas ou crostas em seu gato, deve ser verificado pelo seu veterinário para diagnóstico e tratamento precisos.

Descubra agora quais são as melhores raças de gatos para apartamento, clicando aqui.

Seu cachorro faz xixi e cocô em qualquer lugar?

Clique aqui e saiba como acabar com este problema!

GatosSaúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gestor Animal © 2022 - Todos os direitos reservados