De todos os hábitos estranhos que nossos cães tem, nada supera quando os cães comem fezes. A motivação deles não é nos enojar, porém sempre achamos estranho. Por isso, muitas pessoas costumam doar seu cão.
Aliás, há um nome científico para esse hábito – coprofagia – e também razões comportamentais e fisiológicas pelas quais alguns cães veem o esterco como uma iguaria. Se você tem um comedor de cocô, não se desespere. Existem maneira de acabar com esse hábito. Embora não seja algo estudado profundamente, existem poucos estudos sobre isso, comer cocô é um fenômeno relativamente comum.
Comer cocô é normal para cães e filhotes
Para algumas espécies, como coelhos, comer fezes fecais, é uma forma normal de obter nutrientes essenciais. Aliás, se você evitar que os coelhos façam isso, eles poderão desenvolver problemas de saúde.
Felizmente, os cães não precisam ser nutridos dessa maneira. Porém, é um comportamento normal e natural em algumas fases da vida canina. As mães cães lamberão seus filhotes para incentivá-los a eliminá-los e limpar suas fezes comendo-os por cerca de três semanas após o nascimento. Os filhotes também se envolvem naturalmente neste comportamento. Eles comem seu próprio cocô (autocopropagia), cocô de outros cães (alocopropagia). Bem como cocô de gatos e outros animais.
Comer seu próprio cocô é inofensivo, mas consumir cocô de outros animais pode causar problemas de saúde se as fezes estiverem contaminadas com parasitas, vírus ou toxinas. Na maioria dos casos, esse comportamento desaparece antes que o filhote tenha cerca de nove meses de idade.
Por que os cães comem fezes?
Primeiramente, se o seu cão adulto começar a comer esterco, você deve consultar o seu veterinário para descartar problemas de saúde como:
- Parasitas
- Dietas fracas em nutrientes e calorias
- Síndromes de má absorção
- Diabetes, doenças da tireoide e outras condições que podem causar um aumento de apetite
- Drogas como esteroides
Em muitos casos, os cães começam a comer seu próprio cocô devido a algum tipo de estresse ambiental ou gatilhos comportamentais, por exemplo:
- Isolamento
- Confinamento restritivo
- Ansiedade
- Busca de atenção
- Associação inadequada com comida de verdade
- Viver com um cão doente ou idoso
Como fazer seu cachorro parar de comer cocô
A princípio, veterinários e proprietários de cães têm visto melhorias realizando algumas estratégias, incluindo:
- Suplementação vitamínica
- Suplementação enzimática
- Produtos de aversão ao sabor
Talvez a melhor maneira de parar o problema seja por meio de treinamento e alguns métodos, como:
- Mantenha a área de estar do cachorro limpa, incluindo o quintal, para que não haja cocô para ele recolher.
- Os donos de gatos devem manter a caixa sanitária limpa ou fora do alcance do cão.
- Supervisione seu cão nas caminhadas e vá logo atrás dele.
- Treinamento. Trabalhe duro nos comandos “deixe” e “venha”. Um exercício simples é ensinar seu cão a vir até você para uma guloseima assim que tiver defecado. Dessa forma, o cão desenvolverá o hábito de correr até você para um petisco saboroso, em vez de tentar pegar as fezes no chão.
Clique aqui e entenda como os cães enxergam!