Conheça agora tudo sobre a raça São Bernardo

A raça de cachorro São Bernardo, originalmente eram guardas de terrenos do Hospital São Bernardo da Suíça, além de ajudar a encontrar e salvar viajantes perdidos e feridos.

Hoje esta raça desfruta do conforto da vida familiar em muitos lares. Eles são afetuosos com quase todo mundo que conhecem.

História do São Bernardo

Dois São Bernardos deitados na grama com a língua para fora

O São Bernardo era um santo para os viajantes isolados nos Alpes Suíços, ele foi criado por monges no Hospital São Bernardo, porém anteriormente ele já tinha sido visto com um cão da fazenda.

Esta raça é membro da família Molosser, cães que se transformaram em Mastiffs modernos, como o São Bernardo e outras raças gigantes. Esses cães em particular foram encontrados em fazendas suíças, usados para puxar carroças, guardar propriedades e animais, alertando o fazendeiro sobre qualquer perigo.

Pensa-se que os agricultores no vale, abaixo do hospital de São Bernardo tenham dado aos monges alguns de seus cães, em 1670 para ajudá-los a afastar bandidos. Quando os monges perceberam que os cães tinham um forte olfato e podiam a ajudá-los a farejar viajantes perdidos, começaram a criá-los.

A raça recebeu o nome de São Bernardo em 1880, antes desse tempo, eles eram conhecidos como Cães Sagrados, Mastins Alpinos, Cães Alpes.

O primeiro clube de São Bernardo foi formado em 1887. A popularidade da raça aumentos gradualmente em 1960 e 1970, o São Bernardo atualmente é um dos cães mais populares do mundo.

Personalidade do São Bernardo

Bebê montado em cachorro São Bernardo

O São Bernardo ideal faz jus ao seu nome: ele é paciente, calmo e gentil. Ele não costuma ser agressivo com estranhos; apenas o tamanho dele é suficiente para assustar a maioria das pessoas.

O São Bernardo é uma ótima opção para famílias com crianças. Ele certamente é grande o suficiente para não ser machucado. Por outro lado, ele é gigante para derrubar acidentalmente uma criança, por isso pode ser melhor esperar ter um, até que as crianças já estejam na escola.

Os cães São Bernardos são moderadamente ativos e não precisam de muito exercícios, embora, como qualquer cachorro, eles apreciam uma boa caminhada todos os dias.

Tamanho

Dois cachorros São Bernardo deitados na montanha
  • Altura: 71 a 77 cm (Macho) – 66 a 71 cm (Fêmea)
  • Peso: 63,5 a 81,6 Kg (Macho) – 54,5 a 63,5 (Fêmea)

Alimentação

São Bernardo fêmea deitada no gramado

Cães de raças gigantes, além de terem um apetite enorme, se beneficiam de um equilíbrio diferente de minerais e vitaminas, suportando diferentes tipos de articulações e cartilagens.

O São Bernardo é propenso a ter problemas de inchaço no estômago, tente alimentar ele com refeições menores, e mais vezes por dias para ajudar a minimizar o risco.

Higiene

São Bernardo em montanha com neve

Existem dois tipos de pelagem – lisa e áspera. O liso é de pelo curto, e o áspero de pelo comprido. Eles precisam ser escovados várias vezes por semana para remover os pelos soltos. As orelhas devem ser mantidas limpas, e os olhos verificados com muita regularidade. Os São Bernardos são animais limpos, mas tendem a babar.

Saúde

São Bernardo em pé na estrada

Os problemas de saúde mais graves comumente nos São Bernardo são alguns distúrbios ósseos, incluindo câncer ósseo, epilepsia e doenças cardíacas. Como em muitas raças eles também podem sofrer distúrbios hereditários dos olhos, e displasia do quadril (condições articulares que podem levar a problemas de mobilidade). Os testes oculares e a verificação dos quadris de cães são importantes

Agora você já sabe tudo sobre o São Bernardo, conhece um amigo que é apaixonado por esta raça, compartilhe este artigo com ele, imagine o quão incrível ele achará.

Aproveita e deixa um comentário para a gente aqui embaixo falando o que você acha desta raça e se você tem vontade de ter um.

Veja também: Qual é o cachorro mais forte do mundo? Descubra agora!

Seu cachorro faz xixi e cocô em qualquer lugar?

Clique aqui e saiba como acabar com este problema!

CãesRaças de CãesSão Bernardo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gestor Animal © 2022 - Todos os direitos reservados