Extremamente inteligentes, corajosos e amorosos, assim são conhecidos os cães da raça Schnauzer Standard, que é tido como o precursor da raça. Fique por dentro de tudo a cerca desses maravilhosos bichos!
Antes de tudo, é bom ressaltar que aqui abordaremos apenas cães da raça Schnauzer Standard. Dessa forma, caso queira saber mais sobre o miniatura, clique aqui. Ou então, se está procurando todas as informações sobre o tipo gigante, clique aqui.
Os cães Schnauzer são oriundos da Alemanha, sendo o Standard considerado o cão “original” deles, pois foi a partir dele que surgiram o miniatura e o gigante. Assim, a teoria mais aceita é que essa raça surgiu a partir do cruzamento entre cães pinschers, resultando num tipo de “pelo duro”, como ficou conhecido na época.
Após a Primeira Guerra Mundial, o Schnauzer Standard se popularizou pelo mundo, principalmente nos Estados Unidos. Contudo, depois da Segunda Guerra Mundial, acabou perdendo espaço para o tipo miniatura. Entretanto, eles ainda fazem sucesso nos lares e na vida de pessoas mundo afora.
Muito usado como cão de guarda, o Schnauzer é considerado 10 vezes mais inteligente que os tipos miniatura e gigante. Bem como, essa esperteza é seu maior atributo e também pode ser um problema, principalmente durante os adestramentos, onde o animal pode não querer obedecer muito aos comandos por achar que pode fazer determinadas situações de maneiras diferentes que as ordens de seu tutor. Sendo assim, é preciso muita paciência, firmeza e repetições para lidar com esses cães.
Os machos podem atingir de 46 a 50cm e as fêmeas de 44 a 47cm. De peso, em condições normais, cerca de 14 a 20kg. Dessa forma, eles são considerados da categoria de porte médio.
O Schnauzer Standard é um animal que precisa muito se exercitar e ter muito espaço. Portanto, caso eles fiquem trancados dentro de casa e sem poderem realizar atividades ao ar livre, pode resultar em alguns problemas, pois ele mesmo pode querer, da forma dele, sair do tédio e brincar.
A pelagem destes animais é muito característica nos três tipos, com uma tosa bem específica valorizando sua barba, sobrancelhas e deixando em evidências seus músculos inferiores, principalmente das patas. Bem como, cuidar dos pelos desses cães são essenciais para sua saúde. Ações como escovação e banhos regulares ajudam bastante, mas o principal é a cerca da tosa.
Como falamos sobre os pelos, eles podem ser bem específicos para a raça, tidos como “pelo duro”. Contudo, não há uma grande variedade de cores, sendo apenas duas delas consideradas oficiais e regulares. Vamos à elas:
Uma combinação de cores muito marcante e característica da raça. Trata-se de um tom cinza mesclado com branco e ao mesmo tempo pode ter alguns detalhes mais escuros. Dando um aspecto especial como nunca visto em nenhuma outra raça
Schnauzer Standard preto tem um tom muito forte e brilhoso. Bem como, eles possuem uma cor rica e verdadeira, sem nenhum desbotado ou mistura com outras cores.
No resto do mundo, é muito comum realizar procedimentos cirúrgicos para apontar pra cima a orelha dos cães dessa raça. Do mesmo modo, é realizado outro processo afim de cortar o rabo. Contudo, vale lembrar que no Brasil essa ação é proibida por lei para motivos puramente estéticos.
O preço de um filhote desta raça pode variar entre R$ 1.000,00 e R$ 3.000,00. Fatores como sexo, linhagem e local de nascimento influenciam no valor.
Deixe um comentário