Saiba um pouco mais sobre o Doberman, bem como sua personalidade e bestíssima variedade de cores. Conhecidos como cães muito ágeis, atentos e muito vigilantes.
O Doberman é oriundo da Alemanha e pertence ao grupo do Pinscher. Dessa forma, caso queira saber mais sobre esses curiosos cães, clique e aqui e fique por dentro a cerca dos tipos de Pinscher.
Os primeiros cães dessa raça surgiram após ação de Karl Friedrich Louis Dobermann, que buscava desenvolver um animal forte, intimidador e que o auxiliasse em sua segurança durante NO seu trabalho como coletor de impostos na região onde vivia. Bem como, os registros dão conta de que os primeiros cães nasceram por volta do ano de 1860.
Como foi uma raça desenvolvida especialmente para proteção, os principais aspectos do Doberman estão a cerca disso, sendo muito alertas, vigilantes e desconfiados com estranhos. Contudo, também são ótimos pets de companhia além de serem muito apegados a seus tutores. Ademais, para melhorar as relação de sociabilidade do cão, um bom adestramento desde filhote ajuda muito nessa questão.
O macho de Doberman mede entre 68 e 72cm e as fêmeas 63 a 68cm. Do mesmo modo, o peso destes cães gira em torno de 35 e 45kg em condição normais. Além disso, os cães desta raça possuem pelo curto e liso, fazendo-se necessária a escovação regular semanal.
Como estamos falando da pelagem, nada mais justo que dar todo um destaque especial as cores do Doberman. Sendo assim, as combinações que existem só realçam ainda mais a beleza e os tornam ainda mais majestosos! Vamos conhecê-las.
Começamos pelo o preto sólido, que é capaz de trazer uma beleza a mais a esses cães devido ao seu brilho e aparência imponente.
Conhecemos agora o clássico da raça! Trata-se da combinação de cores mais famosas do Doberman, onde o preto é predominante seguido de detalhes em tom ferrugem. Vale ressaltar que você verá que ambas tonalidades base principal da raça.
Outra combinação de cores muito bonita é o fulvo e ferrugem. Detalhe interessante a ser levado em conta é que as orelhas do Doberman nascem caídas. Dessa forma, as mesmas ficam em pé através de procedimento cirúrgico. Entretanto, este tipo de intervenção é proibida no Brasil para fins puramente estéticos.
Outra cor que costuma surgir com o tom ferrugem é a vermelha. Isso se dá a partir do marrom que é fraco e resulta nessa impressão avermelhada.
Nesse caso a cor ferrugem surge com o azul. Esse tom, aliás, origina-se a partir da combinação do preto com pelos brancos e cinza, resultando nessa aparência de azul.
Além disso, o doberman também pode surgir no tom azul sólido.
Outra cor sólida muito bonita entre os exemplares da raça Doberman é o branco. Ele pode surgir em tons bem mais claros ou então num aspecto meio creme. Além disso, tenha cuidado com relação ao excesso de exposição ao sol que esses pets de cores mais claras não podem ter.
Bem como, o vermelho também pode surgir mais predominante e até mesmo sólido.
Do mesmo modo, o fulvo também pode surgir predominante e até mesmo sólido.
A pelagem sólida da raça Doberman é completamente desclassificatória e não permitida na raça! Cães com cores sólidas sem marcação são frutos de reproduções irresponsáveis por “criadores” que não se importam com a saúde do animal e só pensam na estética!
O cão da pelagem branca é um albino, ou seja, não possuí pigmentação na pele, logo tem predisposição a vários problemas como a cegueira, surdez e câncer de pele.
Ao reproduzir cães devemos levar em consideração primeiramente a saúde e genética boa, para depois pensar na pelagem.