Gestor Animal

Saiba agora porquê o gato se esfrega em você

gatos se esfregando um no outro

Tentar entender o comportamento de um gato pode ser difícil. Muitas vezes, as ações dos felinos são de acordo com estresse e pelo medo, mas felizmente. Sendo assim, quando o gato se esfrega contra suas pernas ou empurra a cabeça contra você, saiba que é um sinal muito positivo.

O gato esfregar a cabeça é um comportamento que os gatos aprendem quando são gatinhos com a mãe. Também, se usa como uma saudação este gesto afetuoso.

Saiba mais sobre as razões do porquê o gato esfrega em você, ou em outras coisas:

Procurando Informações

Os gatos são criaturas muito olfativas que dependem muito do olfato para obter informações sobre o ambiente. 

Quando o gato se esfrega ou empurra a cabeça contra você o gato também está marcando você com seu cheiro em uma demonstração de afiliação. Os comportamentos afiliados servem para manter uma conexão dentro de um grupo de indivíduos. Esfregar a cabeça é a maneira do gato marcar seu povo e seu ambiente e juntá-los com o mesmo cheiro.

Ao encontrar alguém pela primeira vez, um gato amigável pode esfregar-se no visitante em saudação e como forma de obter informações sobre a nova pessoa, como de onde vem e se tem animais próprios. Entretanto, se esse tipo de comportamento serve ou não como um convite à afeição varia de gato para gato.

Alguns gatos não querem ser acariciados, apenas  querem informações suas. Em outras palavras, não presuma que quando um gato estranho se esfregar em você seja um convite para ele ser seu animal de estimação.

Afirmando sua reivindicação

Então, por que os gatos se esfregam em coisas da sua casa como o sofá, a mesa ou a porta? Simplesmente, porque os gatos reivindicam objetos marcando-os com seus cheiros felinos.

Os gatos têm glândulas odoríferas localizadas nas bochechas, na testa, no queixo e na base da cauda. Assim, o atrito com as pessoas, outros gatos e objetos é uma forma de marcação. É um comportamento amigável e relaxante, na verdade, os feromônios felinos sintéticos usados ​​para ajudar a acalmar gatos ansiosos são derivados dos ferormônios encontrados nessas glândulas odoríferas. Claro, a marcação de cheiro não dura para sempre, então um gato frequentemente volta e atualiza sua marcação.

Os humanos também podem reforçar o comportamento de esfregar a cabeça ou acariciar quando acariciamos ou coçamos a cabeça do gato em resposta, o que os gatos gostam. Muitas pessoas não percebem que os gatos preferem ser tocados e acariciados na cabeça e ao redor das orelhas e gostam menos de ser acariciados nas costas ou nas laterais, então é perfeitamente possível que esfregar a cabeça e acariciar também seja a maneira de um gato de encorajar sua família a se concentrar em coçar e acariciar sua cabeça, e deixar o resto de seu corpo em paz.

Os gatos também cumprimentam outros gatos que conhecem com uma massagem na cabeça ou um toque. Gatos selvagens, que tendem a viver em grupos, usam esse comportamento para mostrar sua afiliação com o grupo e destacar seus “companheiros preferidos”. Quando os gatos vivem juntos e se esfregam, um cheiro comum se espalha por todo o grupo.

Você sabia que os gatos amam caixas? Descubra agora o porquê clicando aqui.

Sair da versão mobile