Munchkin: Conheça tudo sobre essa raça pequena de gato

Famosos por sua extrema fofura, olhos esbulhados e penetrantes além, claro, das suas patinhas curtas, gatos da raça munchkin tem feito cada vez mais sucesso com crescente popularidade entre admiradores. Saiba sobre sua história, características e muito mais!

gato munchkin laranja e branco em pé
Foto: wallpaperflare.com

Conhecido como “gato anão”, o munchkin, por causa das suas patas curtas, costumam ter metade do tamanho médio de outras raças. Contudo, o que ele tem de pequeno tem de carinho e fofura, além de serem muito leais e ótimos companheiros!

História e origem

O registro considerado oficial do surgimento dessa espécie é do ano de 1983, em Louisiana, nos Estados Unidos. Deu-se a partir do momento em que uma mulher resgatou das ruas uma gatinha que tinha as patinhas curtas. Após isso, a felina, que estava prenha, deu a luz a outros filhotes com as mesmas características.

Dessa forma, na medida em que os gatinhos iam crescendo, eles cruzavam com outras gatas e disso nasciam mais outros filhotes com as mesmas patinhas pequenas, fazendo assim com que a raça fosse difundida.

Isso pode explicar o porque deles dessa forma, pois essas características surgem a partir de uma mutação genética. Trata-se de um gene que impede com que as patas cresçam da mesma forma que outras raças de felinos. Sendo assim, basta um felino ter esse gene que ele estará presente na ninhada. Ou seja, se a fêmea conter esse gene, mas o macho não, os gatinhos que irão nascer terão as patinhas curtas.

Entretanto, existem registros de surgimento desta raça desde 1944 na Inglaterra. Mas, após a segunda guerra, não ouviu-se falar sobre o munchkin até Louisiana, onde permanece com as mesmas características até os dias de hoje.

Características e cuidados

No geral, gatos da raça munchkin são muito carinhosos, dóceis, tranquilos e gostam de ficar o tempo todo perto do seu tutor. Além disso, são muito brincalhões, se dão bem com outros animais e possuem boa energia. Contudo, é preciso ter alguns cuidados devido a sua condição.

Por não serem como outros gatos, o munchkin possui certa dificuldade para descer de lugares altos, devido a suas patinhas curtas. Portanto, é preciso ficar de olho para evitar algum problema. Principalmente se tiver outros gatos de outras raça em casa, pois nosso felino das patinhas curtas pode querer imitar os amigos e acabar se machucando.

A saúde desse felino é considerada boa. Dessa forma, é recomendado vistas ao veterinário para realização de check-up, afim de conferir se tudo está em ordem. Bem como, vacinação e vermifugação devem estar em dia.

Por ser uma raça de pequeno e médio porte, o munchkin podem pesar apenas entre 3 e 4 kg os machos. Já as fêmeas ficam em torno de 2 e 4 kg. E essa questão do peso é muito importante, pois é preciso ficar de olho para que os gatos não engordem muito a ponto de prejudicarem sua saúde e locomoção, devido as suas condições físicas.

Cores do gato Munchkin

Antes de tudo, é importante ressaltar que gatos dessa espécie podem ter absolutamente todos os tipos e combinações de cores! O mais marcante dessa raça está concentrado em seus olhos e patinhas. Dessa forma, vamos dar uma conferida apenas naquelas cores que são mais comuns entre esses felinos.

Branco

gato munchkin branco
Foto: dailypaws.com

Considerado uma das cores mais comuns da raça, esse gatinho parece até um alongado floquinho de neve. Falando nisso, temos um artigo abordando mais sobre as raças em que gatos brancos são mais comuns. Clique aqui confira!

Preto

gato munchin preto
Foto: askideas.com

Outra cor clássica não só entre os munchkins como também em outras raças em geral é a preta. Dessa forma, clique aqui e saiba mais sobre os mitos que cercam gatos pretos como também, algumas raças que possuem exemplares dessa cor.

Preto e branco

gato munchkin preto e branco
Foto: catster.com

Uma combinação de cores muito comum entre os gatos no geral também acontece com os munchkins, o preto e branco podem variar em diversas formas, intensidades e tons. Mas uma coisa é certa: O resultado sempre será uma beleza sem igual!

Laranja

gato munchkin laranja em pé
Foto: reddit.com/r/cats/

Por fim, claro que não poderiam faltar os lendários gatos laranjas, grupo do qual o munchkin também faz parte. Saiba mais sobre quais são as outras raças que possuem exemplares nessa cor clicando aqui.

Outras informações

Em 1994 órgãos dos Estados Unidos aceitaram e registraram essa raça, como a TICA ((The International Cat Association). Contudo, a principal instituição da Grã-Bretanha que cuida dessa questão recusa-se a registrar o munchkin. De acordo com eles, esses felinos foram criados para serem fofos, ao invés de levar-se em conta sua qualidade de vida, o que resulta em crueldade com os animais.

Bem como, acredita-se que o nome dessa raça é devido a sua grande reprodução logo após sua descoberta, gerando uma colônia grande de gatos anões. Eles estavam por toda parte, assim como no “País dos Munchkins”, na obra o Mágico de Oz, do escritor L. Frank Baum.

Seu cachorro faz xixi e cocô em qualquer lugar?

Clique aqui e saiba como acabar com este problema!

MunchkinRaças de Gatos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gestor Animal © 2022 - Todos os direitos reservados